Médio leva 11 golos de fora da área pelos dragões e supera todos os registos do clube desde 2012/13.
Corpo do artigo
Há mais uma vítima a registar na sequência de um disparo de longa distância de Sérgio Oliveira.
Depois do Gil Vicente (campeonato), também o Sintrense (Taça de Portugal) sentiu na pele o que o internacional português é capaz de fazer de fora da área.
O médio é mesmo o jogador do FC Porto com mais golos marcados a mais de 16,5 metros da linha de baliza nas últimas dez temporadas (2012/13) do clube. Com os dois desta época chegou aos 11 desde que regressou aos dragões, em 2015/16, mais do que Alex Telles, Brahimi (oito), Danilo e James (quatro) no período em análise. De resto, se descontarmos os 12 penáltis que bateu pelos azuis e brancos, por muito pouco não se poderia dizer que Oliveira fatura o mesmo de fora da área como no interior. A diferença é bastante curta [ver infografia abaixo], pelo que o epíteto de "sniper" (francoatirador) lhe assenta como uma luva.
A vocação para os livres diretos, é certo, contribui decisivamente para os números de Sérgio Oliveira de fora da área. Afinal, foi dessa forma que se estreou a marcar pelo FC Porto ainda em 2016, com o Gil Vicente, para a Taça de Portugal. Mas a fatia que as bolas paradas representam no total de golos apontados pelo médio a mais de 16,5 metros da baliza não é assim tão grande como se poderia pensar. Embora os seis livres que concretizou até façam dele o segundo melhor "batedor" dos azuis e brancos nos últimos 30 anos, só superado por Deco (14), a verdade é que o jogador de 29 anos também acerta várias vezes de bola corrida. O encontro com Sintrense foi só o último vez que o fez. Mas os sinais do passado são promessa de mais no futuro.