Encarnados nunca tinham consentido esta temporada tantos remates como ontem (o máximo eram 11) e o FC Porto chega aos 50 pontos, igualando a sua prestação à 20.ª jornada da época passada,
Corpo do artigo
Sérgio Conceição voltou a vergar o Benfica, depois do triunfo no Estádio da Luz na primeira volta, e mantém o pleno de vitórias em clássicos esta temporada, faltando-lhe apenas receber o Sporting lá mais para o fim do campeonato.
E com a vitória de ontem, o técnico dos dragões fica ainda mais perto de repetir a proeza de José Mourinho, que em 2002/03 venceu os quatro embates com os rivais de Lisboa, com o Special One a acabar ainda por conquistar o título de campeão nacional, algo que Sérgio Conceição procura.
Este foi o 17.º jogo contra os rivais de Lisboa e o saldo é amplamente favorável: oito vitórias, seis empates e apenas três derrotas, confirmando-se como um verdadeiro mestre neste tipo de jogos. Pelo FC Porto, só Vítor Pereira e André Villas-Boas têm uma percentagem superior de sucesso relativamente ao atual treinador dos portistas.
No mano a mano com Bruno Lage, refira-se, o "score" está em 3-1. Com este triunfo, o FC Porto encurtou para quatro a desvantagem para o Benfica e chegou aos 50 pontos na Liga, igualando a prestação à 20.ª jornada da época passada. Para o conseguir, os jogadores azuis e bancos tiveram de rematar 15 vezes, o que constitui um "recorde" para o adversário; o máximo que os encarnados tinham consentido até ontem no campeonato eram 11 remates, registo que o FC Porto estabelecera na Luz mas que foi igualado também por V. Guimarães, Tondela e Sporting.
Destaque para o facto de esta ter sido a primeira vez que Bruno Lage perdeu pontos na condição de visitante ao fim de 18 partidas do campeonato. Os encarnados, aliás, não perdiam na prova desde janeiro de 2019, quando foram derrotados frente ao Portimonense, ainda com Rui Vitória ao comando - valeu precisamente o despedimento ao técnico. Juntando todas as competições, o Benfica também não perdia há mais três meses: a última derrota tinha sido a 5 de novembro, frente ao Lyon, na Champions.
11801750