Treinador portista conhece hoje o castigo pela expulsão com o Moreirense. Em novembro foi suspenso 15 dias.
Corpo do artigo
A expulsão no final do Moreirense-FC Porto poderá custar a presença de Sérgio Conceição no banco no período de todas as decisões no campeonato.
O castigo será conhecido esta quarta-feira, depois de uma reunião do CD da FPF, sendo que o treinador incorre numa penalização que poderá ir da simples coima à suspensão por vários dias.
Será o relatório do árbitro Hugo Miguel a determinar o enquadramento da pena do treinador, que viu o quarto cartão vermelho da época. De resto, Conceição já foi suspenso por 15 dias em novembro, por palavras dirigidas ao árbitro do P. Ferreira-FC Porto, Nuno Almeida. Na altura falhou o triunfo caseiro sobre o Portimonense (3-1). Agora, a reincidência poderá custar-lhe vários jogos, entre os quais o clássico com o Benfica. Mas vamos por partes.
As imagens não deixaram margem para grandes dúvidas de que Sérgio Conceição se dirigiu de forma exaltada ao trio de arbitragem, cujo desempenho foi muito criticado por vários elementos da estrutura do FC Porto. Se as palavras proferidas não tiverem lesado a honra, reputação e denúncia caluniosa, o técnico dos dragões será julgado pelo que consta do artigo 168.º - A (expulsão do treinador), com base no artigo 140.º (protestos contra a equipa de arbitragem). Neste cenário, Conceição poderia livrar-se apenas com uma coima, uma vez que só à terceira seria castigado por um jogo (até agora soma uma).
Se, ao invés, Hugo Miguel relatar alguma ofensa de Conceição, então o enquadramento legal será diferente, levando a que o caso seja apreciado com base no artigo 136.º, podendo valer ao treinador uma suspensão mínima de oito dias. Sendo Conceição um reincidente e de não tendo atenuantes, o castigo poderá ser superior, tal como sucedeu recentemente com Rúben Amorim. O treinador do Sporting, recorde-se, foi suspenso por 15 dias. Se acontecer isso com o portista, isso significaria falhar o Famalicão (casa), o Benfica (fora) e o Farense (casa). Se for ainda mais alta, então pode colocar em causa a presença no banco nas últimas duas rondas, frente a Rio Ave (fora) e o Belenenses (casa).