Declarações de Sérgio Conceição sobre a final da Taça de Portugal que este domingo oporá FC Porto e Braga, no Jamor
Corpo do artigo
Quem está melhor nesta altura, FC Porto ou Braga?
-Mesmo que dissesse FC Porto ou Braga, este tipo de jogos é como nos clássicos ou nos dérbis, onde normalmente não é quem está em melhor forma, porque tudo acontece e o jogo, dependendo de alguns fatores, ganha a sua vida e depois aquilo que era previsível deixa de o ser. É um jogo de 50-50, onde vão defrontar-se duas equipas de muita qualidade individual e coletiva. São equipas fortes. Cabe-nos levar o jogo para onde nos sentimos mais confortáveis e dar uma boa resposta, que é tentar ganhar a Taça.
Um jogo com estas características está mais talhado para uma das equipas? Ou não há vantagem de nenhuma?
-Associado à estratégia e a esse lado mais tático do jogo, existe também um fator importante, que é o motivacional, mas acho que toda a gente está motivada para jogar uma final. Eu associo essa motivação àquilo que tem de ter a equipa, como caráter, personalidade, perceber que é uma final, ser inteligente, astuto e maduro no jogo. É importante neste tipo de jogos. O histórico diz-nos que podemos estar em vantagem nisso, mas depois vêm outras características para cima do relvado que podem ser decisivas.
16452994
O FC Porto perdeu o título e o Sérgio já disse que este jogo não é uma tábua de salvação...
-Não é. É um jogo que pode valer um título. É uma competição diferente do campeonato, fomos competentes nesta prova para estarmos a disputar este fantástico jogo, que eu acho de uma beleza incrível, que fecha o ano nas competições nacionais. Temos o prazer de estar na final e o grande orgulho de representar um clube e uma região no domingo.
Tem-se falado de interessados no Sérgio Conceição. Pode garantir aos adeptos que não será o último como treinador do FC Porto?
-Obviamente que isso não é tema para este momento.
16461054
DECLARAÇÕES À RTP, DETENTORA DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL