Conceição: "Não é quem tem mais ou menos títulos que tem mais ambição ou menos"
Sérgio Conceição diz que vencer Taça de Portugal não salva época do FC Porto, mas recorda que pode valer o terceiro troféu em quatro possíveis
Corpo do artigo
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, disse que vencer a Taça de Portugal, no domingo, não salva a época, mas vincou que os "dragões" vão lutar pelo troféu como se fosse o primeiro.
Em conferência de imprensa, no Estádio Nacional, em Oeiras, onde no domingo se joga a final entre FC Porto e Sporting de Braga, o técnico foi questionado diretamente sobre se a conquista do troféu salva a época dos "azuis e brancos" e foi taxativo na resposta.
"Isso não existe. Podemos acabar a época com três títulos [conquistados] dos quatro nacionais. E é isso que importa", atirou o treinador dos "dragões".
A final da Taça de Portugal é "um jogo em que não só a estratégia vai ser importante, mas também o estado emocional", o que "tem a ver com a personalidade da equipa" e com a "ambição de conquistar mais um título" que, assumiu Conceição, é inquestionável.
"Não é quem tem mais ou menos títulos que tem mais ambição ou menos. Porque quem ganha mais e quem é verdadeiramente competitivo na forma de estar, no dia a dia, acresce essa vontade de ganhar ainda mais. É aquilo que passo para a equipa, é o meu sentimento perante muitos jogadores, que já ganhámos algumas coisas juntos. Amanhã [no domingo] é como se fosse o primeiro título para nós", assumiu o treinador.
Depois, sobre o que espera do confronto frente aos minhotos, Conceição lembrou que "hoje a distância do Braga para o FC Porto é muito menor do que há uns anos atrás" e acabou por classificar o campeonato feito pelos "dragões" como "muito bom" mas "não excelente".
16472463
"O que nos espera é dificuldades, de uma equipa que fez um excelente campeonato. Assim como nós fizemos um campeonato muito bom, não excelente. Porque excelente seria ganhar o mesmo", concluiu.
FC Porto e Braga disputam a final da 83.ª edição da Taça de Portugal no domingo, a partir das 17h15, no Estádio Nacional, em Oeiras.
Os bracarenses, com sete participações na final da Taça, venceram o troféu em três ocasiões, sendo que as duas últimas presenças saldaram-se em outras tantas vitórias, a última das quais em 2020/21.
Já o FC Porto, detentor do troféu, vai disputar no domingo a sua 33.ª final da Taça de Portugal de futebol, um ano depois de ter batido o Tondela no Jamor (3-1), e volta ao Estádio Nacional para defender um estatuto que alcançou por 18 vezes em 32 presenças, ou seja, o de vencedor da prova.
16472506