Sérgio Conceição, Helton, Jackson Martínez e Quaresma na história do Estádio do Dragão

Ricardo Quaresma
D.R.
São eles os líderes dos principais rankings.
Corpo do artigo
Leia também FC Porto: renovação de Diogo Costa ainda está por fechar
Ao fim de 22 anos com as portas abertas para os jogos do FC Porto, há quatro nomes que se destacam na história do estádio: Sérgio Conceição, Helton, Jackson Martínez e Ricardo Quaresma. São eles os líderes dos principais rankings. José Mourinho foi o treinador que se sentou no banco nos primeiros tempos, mas cabe a Sérgio Conceição o recorde de jogos oficiais: 180, dos quais venceu 144, segue-se Jesualdo Ferreira com 67 partidas e Vítor Pereira a encerrar o pódio desta lista com 42 jogos. Como curiosidade, o atual presidente, André Villas-Boas orientou o FC Porto por 29 vezes no Dragão.
No que diz respeito a jogadores, há muito que o líder é Helton, que representou os azuis e brancos entre 2005 e 2016, acumulando 159 jogos oficiais naquele recinto. Os outros dois lugares do topo são mais recentes: Corona (140) e Otávio (133). Entre os atuais elementos do plantel portista, Diogo Costa (99) e Pepê (93) são os que mais vezes pisaram o relvado do Dragão.
Quanto aos goleadores, Jackson Martínez está firme na liderança com 49 remates certeiros, seguido por Hulk, com 44, e Falcao, com 40. Samu ainda está longe, com 16, mas é quem mais faturou dos jogadores que ainda representam o clube. Já agora, o mais novo de sempre a marcar é Rúben Neves (17 anos, 5 meses e 2 dias) e o mais velho é Pepe, aos 40 anos, 9 meses e 16 dias.
Nas assistências, Ricardo Quaresma é o rei com 37, à frente de Alex Telles e de James Rodríguez, ambos com 25.

