Sérgio é segundo entre os treinadores que mais apostaram na formação do FC Porto
Sérgio Conceição é o segundo treinador que mais produtos "made in Olival" lançou na equipa principal neste milénio. Tomás Esteves está na forja para ser o próximo a realizar o sonho
Corpo do artigo
De Diogo Dalot (Lusitano de Évora) a Diogo Costa (Santa Clara), um total de oito jogadores da formação do FC Porto tiveram a oportunidade de se estrear oficialmente na equipa principal em três temporadas de Sérgio Conceição.
A pré-temporada teve dez "filhos do Dragão", mas Diogo Queirós foi cedido ao Mouscron e Madi Queta desceu à equipa B, onde Conceição já requisitou Fábio Vieira e Mor Ndiaye
O registo faz do treinador o segundo da história do clube neste milénio que mais filhos do Dragão lançou, a par de José Mourinho (duas épocas e meia) e só é superado pelos 12 de Jesualdo Ferreira, que também esteve mais tempo que os demais (quatro temporadas).
Conceição está a aproveitar uma das melhores fornadas de atletas "made in Olival" dos últimos anos, certificada pela conquista de títulos nacionais e europeus de clubes e seleções, e aos poucos tem-lhes oferecido a possibilidade de jogar ao mais alto nível. O jogo com o Santa Clara, de anteontem, é um bom exemplo dessa aposta do técnico, que incluiu no onze cinco atletas da casa.
Entre os que fizeram a pré-temporada e ainda trabalham diariamente com o plantel principal, só faltam estrear dois elementos "made in Olival": Tomás Esteves e Mbaye. O lateral-direito de Aboim das Choças é aquele que mais perto estará de concretizar o sonho, não só pelo que mostrou nos particulares efetuados em julho, mas também pelo facto de ter ido para o banco de suplentes na receção aos açorianos.
Por isso, é de esperar que mais tarde ou mais cedo a oportunidade chegue para o internacional sub-21 português, que vai ganhando experiência na II Liga pela equipa B (leva cinco jogos), tal como o guarda-redes senegalês ou Fábio Vieira e Mor Ndiaye, mais dois elementos que o treinador já chamou aos treinos da equipa principal em determinado momento esta época.
11345020
As estreias de jovens da formação com Sérgio Conceição começaram com um dos "diamantes" de uma fornada de jogadores que ficou conhecida como a "geração dos Diogos". Dalot (Manchester United) cumpriu o sonho de jogar pela primeira primeira vez pela equipa principal na Taça de Portugal, num jogo contra o Lusitano de Évora, tal como Jorge Fernandes (Kasimpasa). Seguiu-se André Pereira (V. Guimarães), que iniciou o percurso na formação nos azuis e brancos, e que também disputou o primeiro encontro na prova rainha do futebol português, mas contra o Portimonense.
Bruno Costa fecharia as contas nessa época, estreando-se no mítico Anfield, na Liga dos Campeões. Para 2018/19 ficou reservado o primeiro jogo de Diogo Leite, que até começou como titular, e para esta as de Baró, Fábio Silva e Diogo Costa. Jesualdo lançou 12, mas só Sérgio Oliveira vingou no Dragão.