Com a passagem aos "quartos" da Taça da Liga, Conceição pode apanhar Pedroto ainda este ano.
Corpo do artigo
Há pouco menos de um ano, Sérgio Conceição foi "imortalizado" no Museu do FC Porto, através de uma estátua - à semelhança do que sucede com José Maria Pedroto -, num sinal de reconhecimento por tudo o que tem dado ao clube que devolveu aos títulos e pelo qual já bateu vários recordes. O próximo pode ser alcançado ainda neste ano de 2022.
Sérgio está a dois triunfos de igualar o "Zé do Boné". Gil Vicente e Arouca podem permitir a chegada à liderança antes do fim de 2022 para, depois, se isolar e assinar mais um recorde pelos dragões.
Com o apuramento para os "quartos" da Taça da Liga, o FC Porto garantiu que fará mais dois jogos até final de dezembro (segue-se o Arouca, a 28, para o campeonato) e são precisamente duas as vitórias que faltam a Sérgio Conceição para apanhar o (seu) mestre Pedroto, no trono dos técnicos com mais triunfos na história dos dragões. São 215, em 322 partidas, num registo que dura há mais de 39 anos. Foi a 4 de dezembro de 1983 que o "Zé do Boné" orientou e venceu pela última vez (em Penafiel) um jogo pelo FC Porto. A percentagem de vitórias, refira-se, é favorável a Sérgio (71,9% contra 66,8% de Pedroto), mas neste particular ainda pertence a Artur Jorge o melhor registo entre os treinadores com pelo menos 100 jogos pelos portistas.
No que diz respeito ao número de presenças no banco dos dragões, Conceição ainda está a 26 jogos de Pedroto, mas só com uma hecatombe é que não o passará esta época. As contas são simples: garantidos estão 21 jogos do campeonato, mais dois dos oitavos de final da Liga dos Campeões, um nos "quartos" da Taça da Liga e outro nos "oitavos" da Taça de Portugal. Ou seja, "bastará" afastar o Gil Vicente na quarta-feira para atingir os tais 26 que faltam ao atual técnico para apanhar Pedroto.
O Tondela, com 100 por cento de sucesso, é a equipa a quem Conceição mais vezes ganhou ao serviço do FC Porto. Segue-se o Portimonense com 12 triunfos
Mas há mais. No tal espaço dedicado a Conceição no museu estão todos os troféus que ganhou como jogador, desde 1991, assim como todos os títulos conquistados como treinador. E aqui também pode isolar-se na liderança esta época. Para já, tem tantos (8) troféus conquistados pelo FC Porto como Artur Jorge (ainda que este tenha uma Taça dos Campeões Europeus), mas o atual treinador ainda está em todas as quatro frentes. A ultrapassagem até poderá acontecer no final de janeiro, mas para isso Sérgio terá de quebrar a malapata e conduzir a equipa à inédita conquista da Taça da Liga.
15503258
15504129