Sérgio Conceição tem apenas o treino desta segunda-feira para ensaiar um novo desenho para o Sporting, sem algumas das principais figuras, entre as quais os três melhores marcadores da equipa.
Corpo do artigo
Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson estão afastados da meia-final da Taça da Liga, contra o Sporting, a realizar amanhã [19h45, SIC e Sport TV 1], em Leiria, por terem testado positivo à covid-19.
Caso o FC Porto garanta o acesso à final, marcada para sábado, contra o Benfica ou o Braga, os três jogadores também não poderão alinhar, por terem de cumprir 10 dias de isolamento.
Em risco está ainda a utilização na próxima jornada do campeonato, diante do Farense, a 25 ou 26 de janeiro. O dia exato deste jogo no Algarve depende se os dragões chegam, ou não, à final da Taça da Liga.
Ao trio de indisponíveis conhecido ontem, domingo, há ainda a acrescentar Otávio, que está em isolamento depois de ter testado positivo antes do jogo com o Benfica, e Taremi, que falha o jogo de terça-feira por ter sido expulso no clássico, faltando saber se o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol o suspende por mais desafios.
Muitos problemas para Sérgio Conceição resolver, até porque, juntos, os cinco contam 35 golos, 60% dos 58 que a equipa marcou até ao momento.
Sérgio Oliveira (12 golos), Taremi (9) e Luis Díaz (8) são os melhores marcadores da equipa. Com os três de Otávio e Evanilson, são 35 tentos, 60% do total portista esta época
Face a tantas contrariedades, o treinador vai ter de mexer e muito na equipa, a começar pelo meio-campo, onde Sérgio Oliveira é dono e senhor do lugar. Grujic e Romário Baró são os candidatos a formar dupla com Uribe, com o favoritismo a recair sobre o sérvio. Menos previsível é a aposta em Loum para jogar à frente do sector defensivo.
Depois, tudo depende do esquema a escolher por Conceição, que tem apenas o dia de hoje para ensaiar alternativas. Esta época, além do 4x4x2 mais habitual, o FC Porto já jogou em 4x3x3, e também com três centrais. Se as trocas forem diretas, então Felipe Anderson é a opção natural para o lugar de Luis Díaz, embora Corona possa ser desviado para a esquerda, sobrando Romário Baró e João Mário como candidatos para a direita. Este último entrou, aos 82 minutos, com o Benfica e teve alguns lances interessantes, como, aliás, já havia sucedido na Madeira, para a Taça de Portugal.
No ataque, as opções reduziram-se drasticamente com a baixa de Evanilson. Sem Taremi, só resta mesmo Toni Martínez, se Sérgio Conceição quiser apostar no 4x4x2.