Sérgio Conceição chega aos 300 jogos: as curiosidades de uma carreira iniciada em 2012
A primeira vez no banco contra o Famalicão tem o topo da classificação outra vez em disputa. De azul e branco, tem quase 75% de vitórias. E também já liderou pelo Olhanense e Braga
Corpo do artigo
Ao fim de 28 dias de pausa, o campeonato está de volta para o FC Porto e Sérgio Conceição vai defrontar pela primeira vez o Famalicão enquanto treinador - como jogador venceu uma vez o adversário quando estava ao serviço Leça - numa partida em que vai atingir uma marca redonda na carreira: 300 jogos enquanto treinador principal.
E, para tornar o confronto ainda mais especial, basta recordar que em causa está a liderança do campeonato, ocupada, ao fim de sete jornadas, pelo emblema recém-promovido, uma das duas equipas que ainda não foi derrota nesta edição da prova. No campeonato fez 203 desses 299 jogos anteriores. E já que o assunto é liderança, Sérgio já saiu em primeiro lugar em 50 desses 203 desafios anteriores: 30 pelos FC Porto em 2017/18 (terminou campeão), 18 em 2018/19 e uma vez por Olhanense e Braga, sempre na primeira jornada do respetivo campeonato.
Aos 44 anos, a carreira do treinador está marcada pela conquista de um título nacional e de uma Supertaça Cândido de Oliveira pelo FC Porto, o sexto clube que representa enquanto treinador, sempre em ascensão. Começou no Olhanense, em janeiro de 2012, e nunca treinou abaixo da primeira divisão. A estreia foi contra o Marítimo, nos Barreiros, e os caprichos dos calendários quase que o faziam chegar aos 300 jogos precisamente nesse palco, onde o FC Porto estará já na quarta-feira.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/10/oj_sergio_e_os_300_jogos_20191026173816/hls/video.m3u8
Sérgio Conceição chega a esta fase com uma percentagem de vitórias superior aos 50 por cento [ver infografia], muito por culpa dos resultados no Dragão, onde a taxa de sucesso atinge quase os 75 por cento. A passagem por Guimarães, refira-se, foi a menos positiva, com apenas oito triunfos em 31 jogos (25 por cento). Até no ano de estreia, no Olhanense, conseguiu uma percentagem ligeiramente superior de vitórias.
Olhando para os 18 treinadores atualmente na I Liga, Sérgio Conceição é o sexto mais experiente, tendo à sua frente João Henriques, do Santa Clara (311), Natxo González, do Tondela (358), Lito Vidigal, do Boavista (389), Carlos Carvalhal, do Rio Ave (600) e Vítor Oliveira, do Gil Vicente (1081). Todos são mais velhos do que o treinador do FC Porto.
O adversário, João Pedro Sousa é, curiosamente, o menos experiente entre todos o treinadores e vai fazer apenas o décimo encontro.