V. Guimarães é o primeiro de cinco obstáculos a um registo significativo na carreira do técnico de 47 anos. Sequência à partida para o jogo de domingo, iniciada em 2020/21, conta 30 vitórias e nove empates
Corpo do artigo
V. Guimarães, Portimonense, Braga, Vizela e Benfica são, por esta ordem, os adversários que separam Sérgio Conceição de mais um recorde no FC Porto.
Conceição já tem a terceira melhor série de jogos sem perder na Liga de um treinador do clube. Marca de Robson pode surgir com o Benfica
O treinador de 47 anos não sabe o que é perder para o campeonato há 39 jornadas e precisa apenas de mais cinco para igualar a melhor sequência de sempre do clube (44), fixada por Bobby Robson na década de 1990 [ver infografia no final do texto]. A série de Conceição é, por enquanto, a terceira mais extensa e coloca-o à frente de históricos como José Maria Pedroto, Artur Jorge e José Mourinho, que também orientaram os azuis e brancos mais do que uma temporada. Do top-10, apenas André Villas-Boas saiu ao fim da primeira época, dando lugar a Vítor Pereira, que poderá ser o próximo a ser apanhado por Sérgio.
Seja como for, nada disto será possível sem uma vitória ou um empate na receção ao V. Guimarães, que também oferece a Sérgio Conceição a possibilidade de entrar para um clube bastante restrito. Até aqui, só Robson e Vítor Pereira conseguiram alcançar (e superar) a barreira dos 40 jogos sempre a somar pontos no campeonato pelo FC Porto, série que embalou as respetivas equipas para a conquista do título. Um bom estímulo para Conceição, cuja sequência de invencibilidade foi iniciada na última temporada e contempla 30 vitórias e nove empates.
O último desaire foi na 6.ª jornada do campeonato anterior, a 30 de outubro de 2020, frente ao Paços de Ferreira.
A sequência do FC Porto é única na atualidade em Portugal... e também na Europa. Com as recentes derrotas do Dínamo de Kiev (Vorskla) e do Liverpool (West Ham), os turcos do Trabzonspor (25) são quem mais se aproxima dos azuis e brancos.