Toni a passar a mensagem na apresentação da seleção portuguesa que tentará, em casa, na Bairrada, a primeira vitória numa edição do Vino Euro, o Europeu de Futebol para seleções dedicadas à arte vinícola
Corpo do artigo
A Bairrada está prestes a conhecer um evento que a promete potenciar além-fronteiras e dinamizar num curto espaço de dias os concelhos de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro, os três baluartes da região que acolhem a nova edição do Vino Euro, atraída para Portugal pela Associação de Futebol de Vitivinicultores de Portugal. Este sábado, no centro de estágio do Luso, foi apresentada a seleção portuguesa, que irá competir já entre 22 e 25 de maio pela conquista de uma competição, em que participa pela terceira vez.
O evento é organizado pela União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos e junta oito seleções, destacando-se a presença da Alemanha, que tem ma maior tradição, e a Chéquia, vencedora em título, após ter sido anfitriã em 2022. O Europeu é, no fundo, uma plataforma de competição desportiva, que não esconde outras prioridades e afinidades, refletindo também as mais ricas e apelativas novidades do setor com oito países da Europa a comungarem de um espaço de partilha para exporem os seus néctares divinos, aproveitando três dias de agenda brutal entre jogos e eventos vinícolas na região. Ferve o conhecimento, estala o sabor e aprecia-se a harmonia de cheiros e aromas. As garrafas adensam-se para uma prova de vinho concorrida por todos os representantes no Vino Euro, cabendo a cada jogador, média de 30 por equipa, trazer ao certame um vinho qualificado da sua região, sendo que os jogadores obedecem ao pré-requisito de possuírem profissões relacionadas com arte e prazer vinícola.
Apostando todas as fichas em 2024, Portugal tem Toni, bairradino de gema celebrizado como homem da casa no Benfica, como treinador, transmitindo o peso e o mediatismo de uma história futebolística ímpar. "Divirtam-se, mas é para ganhar!", exortou. Quim Berto, antigo lateral do Vitória de Guimarães e Sporting é um ex-jogador profissional a emprestar brilhantismo aos objetivos da seleção, recrutado pelo antigo colega do Varzim, Paulo Vida, já experimentado nestas andanças, respeitando a condição de ter uma profissão associada ao vinho, enquanto distribuidor. Com idades variadas, o mais novo de 25 anos, o mais velho, Víctor Lopes, de 59, este um antigo profissional na Alemanha, colega, por exemplo, de Jurgen Klopp, no Mainz, Portugal apresenta um núcleo de 30 atletas, ontem apresentados no Luso perante a observação do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e representantes dos municípios de Anadia e Oliveira do Bairro, também elos geográficos deste Vino Euro na Bairrada.
Portugal estreia-se já no dia 22 , fazendo jogos contra a Eslovénia da parte da manhã (9 horas, Luso), e frente à Hungria da parte da tarde (15 horas, Anadia), concluindo a fase de grupos frente à Áustria, em Oliveira do Bairro. No grupo B enfrentam-se Alemanha, Itália e Suíça, estando a final aprazada para dia 25.
1ª JORNADA - 22 DE MAIO
Portugal vs Eslovénia
09h00 - Centro de Estágios de Luso
Hungria vs Áustria
09h00 – Estádio Municipal de Oliveira do Bairro
Grupo B
Chéquia vs Alemanha
11h00 - Centro de Estágios de Luso
Itália vs Suíça
11h00 – Estádio Municipal de Oliveira do Bairro
2ª JORNADA – 22 DE MAIO
Grupo A
Portugal vs Hungria
15h00 – Estádio Municipal Engº Sílvio Cerveira – Anadia
Eslovénia vs Áustria
15h00 – Estádio Municipal Drº Américo Couto - Mealhada
Grupo B
Chéquia vs Itália
17h00 - Estádio Municipal Drº Américo Couto – Mealhada
Alemanha vs Suiça
17h00 – Estádio Municipal Engº Sílvio Cerveira - Anadia
3ª JORNADA – 23 DE MAIO DE 2024
Grupo A
Portugal vs Áustria
11h00 – Estádio Municipal de Oliveira do Bairro
Eslovénia vs Hungria
11h00 – Estádio Municipal Engº Sílvio Cerveira - Anadia
Grupo B
Chéquia vs Suíça
09h00 - Estádio Municipal de Oliveira do Bairro
Alemanha vs Itália
09h00 – Estádio Municipal Engº Sílvio Cerveira - Anadia