Seitaridis, ex-FC Porto e político na Grécia: "Braga? Obstáculo difícil, mas não deixa de ser acessível"
Seitaridis, antigo campeão europeu pela Grécia e ex-jogador do FC Porto, torce pelo Panathinaikos, embora com grande respeito pelo crescimento acentuado, de dimensão europeia, do Braga.
Corpo do artigo
Seitaridis, de 42 anos, vive em Atenas com memórias reconfortantes de uma carreira futebolística próspera como campeão europeu pela Grécia e campeão do mundo de clubes pelo FC Porto no ano mágico de 2004. Fez parte também do último Panathinaikos campeão grego em 2009/10, regressando a casa após passagens por FC Porto, Dínamo de Moscovo e Atlético de Madrid.
Acompanha com natural interesse este play-off de acesso à Liga dos Campeões entre o Braga e os verdes de Atenas. "Vejo o Panathinaikos num bom momento, tem uma equipa que está a dar sinais positivos e a melhorar de jogo para jogo. Após vários anos, é finalmente capaz de lutar por um lugar na Champions", evidencia o antigo lateral-direito, campeão europeu em Portugal.
"Acho que o Braga é um obstáculo difícil, mas não deixa de ser acessível. É um bom clube, tem-se exibido num nível alto em Portugal nos últimos anos. Viu-se que é uma equipa muito intensa e competitiva e tem esse ADN de jogo tão português. Vendo o que aconteceu e o resultado da primeira mão, as chances estão divididas em 50 por cento", especula, aprovando o salto gigante do Braga na esfera europeia. "É muito bom para o futebol português que haja um Braga tão forte, competitivo na Europa e a lutar pelo título em Portugal. É seguramente refrescante para os adeptos, em geral, verem outras equipas intrometidas, que não o FC Porto, Benfica e Sporting. Estes jogos europeus são uma boa propaganda e percebe-se como o Braga está forte", argumenta.
Seitaridis fez 34 jogos pelo FC Porto em 2004/05, tendo sido campeão do mundo no Japão, no mesmo ano em que se sagrara campeão da Europa de seleções pela Grécia, e logo em Portugal
Seitaridis prevê, naturalmente, uma atmosfera fervilhante em Atenas, mesmo que jogo não seja no Estádio Apóstolos Nikolaídis, mas sim no Olímpico. "Será um clima muito quente, porque há uma grande excitação com a possibilidade de o Panathinaikos voltar à Liga dos Campeões. Os adeptos estão muito empenhados nisso e os jogadores vão sentir esse entusiasmo. O Braga venceu a primeira mão, mas aquele golo do Panathinaikos pode ter sido muito importante. Agora tudo é possível, com 2-0 seria muito mais difícil. O Braga provou ser uma equipa muito perigosa, ataca muito bem com transições rápidas; será um jogo equilibrado, como o primeiro", afirmou o ex-jogador, campeão no seu país pelo "Pana", em 2010.
"Estive no último título, mas, desde então, o Panathinaikos viveu muitos problemas. É algo recorrente em muitos clubes gregos. Muitos motivos contribuíram para isso, além de decisões erradas. Desejo que volte aos títulos em breve".
""Estou na política como número dois para o desporto"
Giourkas Seitaridis foi internacional grego 72 vezes e na passagem pelo FC Porto conquistou a Supertaça e foi campeão do mundo de clubes no Japão. Hoje está longe do futebol de campo, mas sem se desligar dessa paixão.
"Estou na política como número dois para o desporto no município de Atenas. Sou uma pessoa com uma ligação ao desporto, já vem do meu pai e avô. Desde criança fui desportista e preconizo um estilo de vida saudável para todas as crianças por via do desporto. Mas está na minha mente voltar ao futebol e até pode ser muito em breve".
16931481
16934198