Último jogo antes do tudo ou nada na Champions terá Uribe e João Mário de volta, além de um duo de baterias carregadas. E há esperança por Galeno e Evanilson.
Corpo do artigo
Dentro de precisamente uma semana, o FC Porto vai jogar o tudo ou nada na Liga dos Campeões diante do Inter.
Antes, porém, terá pela frente o Estoril (sexta-feira, 20h15), numa partida que, além de encerrar importância capital para as aspirações dos dragões no campeonato - estão a oito pontos de distância do líder Benfica -, servirá para "aquecer os motores" para o embate decisivo com os italianos.
Nesta altura, o foco está totalmente virado para o encontro da 24.ª jornada - Sérgio Conceição não admite outro tipo de pensamento -, mas as situações específicas de seis jogadores permitem antever um campeão nacional com um leque trunfos a tempo da receção ao gigante de Milão, na próxima terça-feira. Vamos por partes.
Frente ao Estoril, o treinador do FC Porto já contará com João Mário e Uribe, que falharam a deslocação a Chaves por castigo. Tratam-se de duas peças fundamentais na estratégia de Conceição: o lateral pelo bom momento de forma que atravessa e o médio pelo equilíbrio e músculo que oferece ao miolo. Ambos deverão ter entrada direta no onze de sexta-feira, pelo que poderão recuperar ritmo competitivo antes do regresso da prova milionária ao Estádio do Dragão.
Surgem, depois, os casos de Pepê e Taremi. O jogo do último fim de semana, em Chaves, proporcionou um cenário pouco habitual para o duo. Em especial para Mehdi, que começou um encontro de campeonato no banco pela primeira vez na presente temporada. Sérgio Conceição, já se sabe, não gosta de falar em gestão, mas a verdade é que a colocação do extremo e do avançado no banco permitiu a dois dos atletas mais utilizados do plantel recarregarem baterias. É expectável que, ante os canarinhos, brasileiro e iraniano regressem ao onze, mas o descanso parcial em Trás-os-Montes já foi bem-vindo, ainda para mais numa fase adiantada da temporada.
Em termos clínicos, Galeno e Evanilson continuavam a figurar no boletim ontem, dia de regresso do plantel aos treinos após uma folga. Os dois continuam em regime de tratamento - João Marcelo também, com uma entorse no tornozelo direito -, mas, no Olival, há esperança numa conjuntura positiva, assente na recuperação da dupla. Galeno e "Eva" não jogam desde a primeira mão da eliminatória com o Inter.
Na contagem decrescente para o encontro da decisão, cada dia conta e o FC Porto espera chegar à liga milionária com os trunfos todos na mão. Ou quase todos, porque Otávio, expulso na derrota (0-1) en Milão, vai falhar a receção ao Inter. Por isso, Sérgio Conceição torce por um cenário otimista de olho na reviravolta europeia.
Caso a caso
João Mário
Lateral-direito
Expulso na derrota contra o Gil Vicente, o lateral falhou a visita a Chaves, mas é presença quase certa no onze para o jogo com o Estoril, esta sexta-feira.
Uribe
Médio
Outro jogador que viu o cartão vermelho ante o Gil. Grujic e Eustáquio fizeram dupla no miolo em Chaves, mas é provável que o sérvio ceda a vaga a Matheus.
Pepê
Extremo
É um dos jogadores fulcrais do plantel, pela qualidade e polivalência demonstrada. Um problema num pé durante a semana fez com que só jogasse 25" em Chaves.
Galeno
Extremo
O luso-brasileiro saiu lesionado do jogo de Milão e continua em tratamento, mas há esperança na recuperação a tempo da segunda mão.
Taremi
Avançado
Em Trás-os-Montes, o avançado iraniano começou um jogo da I Liga 2022/23 no banco pela primeira vez. Tem denotado algum cansaço e, por isso, pôde recuperar.
Evanilson
Avançado
Tal como Galeno, está no boletim clínico desde a visita ao Inter. E, assim como o extremo, alimenta esperanças de se restabelecer antes de terça-feira.