Seis anos depois, Braga visita o FC Porto em vantagem. E vai tentar igualar recorde
Minhotos deslocam-se na sexta-feira ao Dragão à frente do FC Porto na classificação. Não acontecia desde 2016/17, com Peseiro. Com um início de época fulgurante, o Braga tentará igualar o recorde de vitórias seguidas (nove) fixado por Leonardo Jardim. Essa série, em 2011/12, não envolveu visita ao FC Porto.
Corpo do artigo
No histórico dos 66 jogos disputados pelo Braga em casa do FC Porto para o campeonato, foram mais as vezes em que os dragões jogaram numa posição cimeira da classificação do que o inverso.
É quase um peso crónico para os bracarenses, mas o contexto será diferente na próxima sexta-feira, com a equipa comandada por Artur Jorge a ocupar o segundo lugar da tabela, somando mais três pontos do que o FC Porto (terceiro classificado).
É preciso recuar seis épocas (até 2016/17) para encontrar uma situação idêntica: à entrada para a 12.ª jornada, o Braga, com a chancela de José Peseiro, seguia no terceiro posto, com mais um ponto que o FC Porto, e apenas quebrou no Dragão (1-0) aos 90"+5" com um golo de Rui Pedro (a passe de Diogo Jota), num jogo em que o guarda-redes Marafona chegou a defender um penálti de André Silva, depois de Artur Jorge (filho do atual treinador dos bracarenses) ter sido expulso, com cartão vermelho direto.
Nem quando o Braga se apresentou no Dragão em segundo lugar, em 2010/11, como se verificará na próxima jornada, teve melhor sorte: à quarta jornada, o FC Porto era líder, com mais dois pontos, e levou a melhor, por 3-2. Os bracarenses tiveram de esperar até 2019/20 para comemorarem um triunfo por 1-2 em casa dos portistas (foi com Rúben Amorim e não acontecia há 15 anos), quando seguiam em quinto lugar, a 17 pontos dos portistas, e desta vez saboreiam um Braga vencedor há oito jogos seguidos. Um novo êxito significará igualar o recorde fixado por Leonardo Jardim em 2011/12, série sem qualquer jogo em casa do FC Porto.
Abel Ruiz esmagador na Taça
O último festim do Braga no Estádio do Dragão verificou-se há duas épocas, para a Taça de Portugal. Estava em causa o apuramento para a final e a equipa comandada por Carlos Carvalhal, depois de ter empatado (1-1) na Pedreira, venceria por 2-3 na segunda mão, com um bis de Abel Ruiz (aos 9" e 14") e outro golo de Lucas Piazon (28 minutos). Surpreendido com a eficácia ofensiva dos minhotos, o FC Porto não conseguiria melhor do que reduzir a diferença, com golos de Otávio e Marega, e o Braga acabaria por conquistar o troféu.