"Sei que é um local de bruxas e guerreiros, mas acredito mais no trabalho e confiança"
Declarações de André Mendy, goleador do Vilar de Perdizes, que na sexta-feira defronta o FC Porto na Taça de Portugal
Corpo do artigo
André Mendy, de 22 anos, é o nome que mais tentará funcionar como correio das intenções do Vilar de Perdizes no choque com o FC Porto. O avançado senegalês apresenta-se com moral contra o detentor da Taça de Portugal, pois contabiliza cinco golos em sete jogos, sendo peça fundamental dos raianos no Campeonato de Portugal.
"É um desafio onde vou tentar cumprir o meu papel com ajuda dos meus colegas. Sei que vamos estar perante uma das melhores equipas de Portugal, mas vamos dar o nosso melhor para tentar surpreendê-los", atestou Mendy, com passagens por Porto Salvo, Negrais, Águia de Vimioso, Fiães, Camacha e Arronches e Benfica, desde que chegou com 17 anos a Portugal.
"Fui bem recebido por todos, isso facilitou a minha integração. Encontrei um ambiente fantástico, apesar de ser uma terra muito isolada. Temos uma grande oportunidade de darmos visibilidade ao clube e cidade", avisa Mendy, recusando qualquer abordagem mais inibida ao jogo. "Vamos enfrentar um adversário de realidade muito superior, é um privilégio e também algo que suscita conversas. O Pepe é um nome importante mas conta mais a equipa. Estamos muito focados em tentar ultrapassá-los", evidencia o jogador, ainda munido de objetivos luminosos.
"Cheguei com 17 anos com a minha família, que procurava melhores condições de vida em Portugal. Como qualquer jovem senegalês tenho como inspiração o Sadio Mané, mas ainda tenho muito caminho a percorrer", invoca. "Tenho objetivos claros em mente, pretendo chegar longe e acho que estou numa época fundamental para o meu futuro", afirma Mendy, que tem procurado dar passos seguros.
"Pratiquei futebol desde os meus cinco anos no Senegal numa escola de formação, que privilegiava estudos e futebol. Não conhecia praticamente quase nada de Portugal quando cheguei, fui viver para Lisboa, completamente diferente da minha cidade", recua ao início da aventura europeia.
Mendy está também já familiarizado com o misticismo de Vilar de Perdizes. "Sei que é local de bruxas e guerreiros, isso é curioso. Sei que muita gente tem superstições, mas acredito mais no trabalho e confiança."