Fernando Gomes, presidente da FPF, lembrou em Ponta Delgada que o antigo internacional português foi descoberto num destes torneios para sub 14
Corpo do artigo
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmou em Ponta Delgada que o Torneio Lopes da Silva, que decorre a partir de 23 de junho pela primeira vez nos Açores, é "fundamental para encontrar jovens talentos". "Este torneio tem sido fundamental para encontrar jovens talentos, que têm depois representado a selecção nacional", considerou Fernando Gomes, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.
Fernando Gomes revelou que participam nesta edição do torneio cerca de 500 atletas sub-14, de associações de futebol de todo o país, acrescentando que o encontro com o presidente do executivo regional visou agradecer o apoio recebido para a realização deste torneio inter-associações.
"Sem este apoio não seria possível, pela primeira vez, realizá-lo fora do continente", frisou o presidente da FPF, recordando que o jogador açoriano Pedro Pauleta foi descoberto num destes torneios.
Fernando Gomes referiu ainda que foi abordado durante o encontro com Carlos César o desejo de realizar na região um jogo de qualificação da selecção nacional para o Mundial de 2014, embora tenha reconhecido ser "difícil de concretizar" atendendo às "grandes exigências" da UEFA e da FIFA.
Por seu lado, Carlos César considerou "excecional" a decisão da federação de realizar o Torneio Lopes da Silva nos Açores, salientando que a iniciativa vai contribuir para impulsionar o gosto pelo desporto junto dos mais novos.
"O apoio que é prestado pelo Governo Regional é assessório face à importância e simbolismo da decisão que foi tomada", afirmou Carlos César, acrescentando que o evento constitui "um fator de dinamização do mercado local", com "impato económico" na região.