Rahman Rezaei, treinador-adjunto da seleção iraniana, desfez-se em elogios ao avançado do FC Porto, aprovando ainda uma eventual transferência de Taremi para o Inter.
Corpo do artigo
Rahman Rezaei, treinador-adjunto da seleção iraniana, concedeu esta sexta-feira uma extensa entrevista sobre Mehdi Taremi, na qual revelou que o avançado sente-se pronto para deixar o FC Porto em janeiro, tendo-lhe deixado ainda uma onda de elogios.
"Ele está em grande forma. Nós estivemos na Jordânia há umas semanas e vi-o de forma brilhante. Ele jogou mesmo muito bem e penso que ainda pode dar muito ao futebol nos próximos anos, mesmo num alto nível. Mesmo que ele vá para uma equipa mais forte, ainda poderá fazer muito mais do que aquilo que fez até agora, em equipas como o Milan e o Inter, por exemplo", defendeu, em declarações à estação Sportitalia.
"Ele pode absolutamente fazer a diferença [em jogos decisivos e de Liga dos Campeões]. Ele é um avançado que tem tudo. Ele faz um grande uso da linha de fora de jogo sem dar pontos de referência aos defesas. Ele encaixa bem mesmo quando começa mais recuado e, enquanto avançado, sabe o que fazer, mas tem grandes exibições mesmo como segundo avançado ou extremo, quer na esquerda ou na direita", garantiu, prosseguindo para aquela que considera ser a melhor forma de o utilizar.
"A melhor forma de o explorar, na minha opinião, é colocando-o no papel que ele desempenha melhor, enquanto médio [ofensivo] ou segundo avançado. Ali, ele pode fazer tudo: mover-se para a direita ou esquerda, defender a bola, fintar a marcação, ir buscar jogo atrás... Existem poucos como ele no futebol moderno. Antes havia jogadores como Kaká, um número 10 natural e que fazia a diferença naquele papel. Hoje em dia também existem, mas são menos. Alguns estão em Portugal, França, Espanha e na América do Sul, como é o caso de Mehdi", vincou.
Questionado sobre se Taremi seria compatível com Lautaro Martínez, avançado argentino do Inter, Rezaei não teve dúvidas quanto à resposta.
"Estamos a falar de um avançado muito forte, eles podem combinar muito bem juntos. Ambos sabem como segurar a bola e levar a equipa para a frente, mas ao mesmo tempo, Toro [Lautaro] é letal no mar e mau em fazer corridas por detrás dos defesas. Eu vejo Taremi a estar bem à volta dele, todo o resto depende do que Inzaghi [treinador] possivelmente pensa", opinou.
De resto, Rezaei deu a entender que o atual líder do campeonato italiano não é o único interessado nos serviços do dianteiro do FC Porto, falando um pouco sobre a sua personalidade fora de campo.
"Existem certamente outras equipas também. Quando um clube como o Inter, o finalista da Liga dos Campeões, olha para ti, todos os outros ficam alerta e questionam-se porque é que te querem. [Taremi] é um verdadeiro homem de balneário, tem um caráter muito forte e dá sempre coragem aos seus colegas de equipa. É um exemplo nos treinos e um jogador de topo, do meu ponto de vista", finalizou.