Revelando que um pique atrás de Trincão motivou piadas no balneário, Wilson Eduardo aposta na continuidade de Ricardo Horta no Braga.
Corpo do artigo
O poder de fogo de Ricardo Horta, que está à beira de fixar um novo recorde de golos marcados ao serviço do Braga, depois de ter igualado a marca de Mário Laranjo (92), duplicou em termos de eficácia nas últimas três épocas - somou 61 remates certeiros desde 2019/20. Não se tratou de uma casualidade. Wilson Eduardo assistiu, de perto, ao começo dessa evolução e destaca como principal conquista a disponibilidade do capitão para "as segundas bolas".
"Normalmente, os jogadores ficam a ver o que vai dar quando acontece um remate. Ele nunca fica à espera de nada, tenta antecipar o que vai acontecer . É muito atento aos pequenos detalhes. Os números absurdos dele nos últimos anos têm muito a ver com isso", assinalou o ex-jogador dos bracarenses, explicando que Horta também aprendeu a "aproveitar os cruzamentos atrasados para a zona do penálti". "Nem todos aparecem nesse espaço para rematar e ele consegue perceber onde é que a bola vai cair", comentou.
A voragem de Ricardo Horta não tem limites e até já deixou o grupo de boca aberta. "Lembro-me de um jogo em que ele correu como um louco quando o Trincão partia para a baliza isolado. O Trincão fez golo, mas ele ainda conseguiu aproximar-se dele para uma eventual recarga. Fez um pique tremendo. Ainda o gozámos no fim por causa disso", contou Wilson Eduardo. Por acrescentar "sempre alguma coisa à equipa", o atual jogador do Alanyaspor (Turquia) não se espanta com o assédio em torno de Horta, mas não dá como certa a saída. "Ele sempre teve propostas. Se tivesse a intenção de sair, já o teria feito", avaliou.
Seleção: Leão metido na corrida
Apesar dos golos, a Seleção Nacional continua a ser um objetivo difícil de repetir para Ricardo Horta. Wilson Eduardo dá conta de uma concorrência de peso para as alas. "O Ricardo tem demonstrado qualidade para ter uma oportunidade, mas a seleção está recheada de grandes de talentos para as alas e a brilharem em grandes ligas. Ainda ontem [anteontem] o Rafael Leão fez um a exibição monstruosa. A seleção está recheada de excelentes opções: há o Bernardo Silva, o Diogo Jota, o João Félix, o Rafael Leão e o Ronaldo", elencou.
14842306
14842752