Borevkovic cresceu a jogar nas ruas de Slavonski Brod, a cidade natal. Dos tempos em que se divertia com os amigos até ao profissionalismo o caminho foi difícil. Em Portugal vive nova etapa na carreira
Corpo do artigo
Adaptado a uma nova realidade depois das dificuldades iniciais quando chegou a Portugal, Borevkovic acredita que o Rio Ave pode dar luta aos grandes e ficar entre os três primeiros da Liga. O central assinou pelo Rio Ave por cinco épocas e rapidamente assumiu um lugar de destaque na linha defensiva vila-condense. É hoje um dos indiscutíveis da equipa.
Como reagiu ao convite do Rio Ave e à possibilidade de jogar na Liga Portuguesa?
Fiquei muito contente. Há dois anos, jogava na II Divisão da Croácia e se me dissessem, nessa altura, que iria assinar contrato para jogar na I Divisão portuguesa, eu diria que não era possível.
Como está a correr a experiência no Rio Ave?
Tem sido muito boa. Tenho sido utilizado em todos os jogos do campeonato e, sinceramente, não esperava conseguir jogar tanto nesta fase, mas penso que tenho estado bem e tenho melhorado as minhas prestações. Estou concentrado no meu trabalho e espero conseguir ajudar o clube em cada jogo.
"Há dois anos jogava na II divisão croata e se me dissessem, nessa altura, que iria assinar contrato para jogar na I Liga portuguesa, eu diria que não era possível"
O que pode o Rio Ave fazer nesta temporada?
Podemos fazer grandes coisas e acredito que, inclusive, podemos desafiar equipas como o Sporting ou o Benfica para tentar terminar entre o terceiro e o quinto lugar. Temos capacidade para estar no topo e muita qualidade na equipa.
E a adaptação a Portugal como tem sido?
No primeiro mês estava sozinho e foi muito difícil, até porque foi a primeira vez que saí da Croácia e tenho apenas 21 anos. Quando o Jambor chegou da Croácia tudo foi mais fácil, mas quero salientar que as pessoas do clube foram fantásticas pela forma como me ajudaram em tudo. O Rio Ave é uma pequena família e só posso dizer coisas boas. A minha namorada já mora comigo em Vila do Conde e estou muito feliz. A comida é parecida com a da Croácia e, mesmo não gostando de peixe, em Portugal é um prato muito bom e tenho comido algumas vezes.
O campeonato português é conhecido na Croácia?
As pessoas conhecem bem, principalmente por seguirem o Krovinovic, que tem muito destaque na Imprensa croata.
Sonha com uma chamada à seleção da Croácia?
Claro que sonho, como todos os jogadores croatas, especialmente depois de termos ficado em segundo lugar no Mundial. Foi um resultado inacreditável, que ninguém na Croácia esperava ser possível alcançar.
"Krovinovic pode suceder a Modric"
Questionado sobre a qualidade de Krovinovic, que representou o Rio Ave e está agora no Benfica, Borevkovic, considerou que o médio "é um jogador de topo". "Pode chegar aos melhores clubes do mundo e suceder ao Modric", garantiu, revelando que foi aconselhado pelo compatriota antes de assinar pelos vila-condenses. "Disse-me que o Rio Ave é como uma família e que não poderia ter escolhido um clube melhor. Voltámos a falar depois do jogo com o Benfica. É uma pessoa fantástica", considerou o central croata.