"Se é o treinador a dizer, vão achar que são desculpas. O presidente constatou factos"
João Pereira, treinador do Sporting, fez este sábado a antevisão ao jogo em casa do Gil Vicente, referente à 15.ª jornada da I Liga e marcado para as 20h30 de domingo
Corpo do artigo
Pote tem sido o mais dificil de substituir? Justifica-se tirar Quenda da ala direita? "Eu estive um ano inteiro com o queda nos sub-23 e ele foi sempre um extremo com qualidade, muita definição, que faz aqueles cruzamentos que gosta. Sempre gostou mais de jogar na frente e sente-se mais confortável porque as responsabilidades defensivas nao são tantas, apesar de ele ter sido visto pela equipa principal porque é muito comprometido com as transições defensivas. Comigo jogava na posição do rincão mas agora aproveitamos para o meter na esquerda. Tem tido rendimento e ajudado a equipa."
Declarações do presidente deram-lhe mais confiança ou fragilizaram-no? "Quando é o treinador a dizer, vão dizer que são desculpas. O presidente constatou fatos. São os jogadores lesionados, é o Conselho de Arbitragem que meteu o árbitro num jarra e, se o fez, é porque cometeu um erro, certo? Estamos nítidos nesse aspeto. Os jogadores vinham de 4 anos e meio com o mesmo treinador e haviam relações como o trincao, o pote… Não é normal um treinador sair a meio da época por sucesso desportivo. Aconteceu aqui e ainda bem, porque é sinal que o Sporting está bem. Estou aqui para encontrar soluções. Algumas não consigo, outras sim, porque têm a ver com tática e jogadores. A confiança em mim mantém-se. Se reforçou? Não precisa de reforçar e fragilizar acho que nunca o irá fazer."
Gyokeres disse que poderia estar marcar mais se o Quenda passasse a bola. Foi um recado? "Mesmo na fase mais dificil - e não é por termos ganho dois jogos que está tudo bem - este é um grupo muito unido, que acredita, que se ajuda, e eu frisei isso no treino. A maneira como recebem os mais jovens… O Simões consegue ter o rendimento que tem porque é ajudado por todos os jogadores à volta. O Mauro também entrou bem porque tem o apoio do grupo. Isso mostra a ligação especial, de querer evoluir e conquistar títulos pelo Sporting."
Tem oito baixas. Pediu prendas a Frederico Varandas? "A prenda que peço é ganhar em Barcelos. Se puder pedir outra, pediria a recuperação dos lesionados. Mas antes de recuperar os lesionados quero ganhar em Barcelos."
Poderá recuperar alguém antes do dérbi? Quão importante é chegar ao dérbi em primeiro? "Queremos passar o Natal o mais tranquilo possível e em primeiro lugar. Nunca vi um campeonato resolvido em dezembro. O mais importante é o jogo de Barcelos. Não adianta estar a pensar no dérbi. Os jogadores estão focados. Não vai haver nenhuma recuperação para Barcelos e para o Benfica depois analisaremos."