Scouting desaprovava Rui Costa, mas FC Porto contratou o avançado para a equipa B
Auditoria detetou diferenças entre a análise do departamento de scouting e a decisão da SAD, numa contratação para a equipa B
Corpo do artigo
A maioria das transferências aprofundadas pela auditoria forense às contas da SAD do FC Porto não tiveram relatórios do departamento de scouting associados.
No entanto, houve pelo menos um caso com um parecer do scouting, que no entanto não foi levado em conta. Falamos de Rui Costa, avançado contratado em 2018/19 ao Portimonense para a equipa B do FC Porto, pela qual fez três golos e uma assistência em 23 jogos.
"A 23-11-2016, foi elaborado um relatório por parte do departamento de scouting da FCP - SAD relativamente à decisão de uma aquisição do jogador, onde foi concluído que não haveria interesse em avançar com a aquisição do jogador e que embora este evidenciasse algumas características apreciadas, não iria ser uma mais-valia", lê-se no documento da auditoria.
Não houve registo de qualquer outro relatório num período mais próximo à contratação de Rui Costa, que rumou ao Dragão num negócio de 1,5 milhões de euros por 50% do passe. Saiu a custo zero no final de 2019/20, depois de uma temporada de empréstimo ao Alcorcón, de Espanha.