Os encarnados procuram, contudo, diminuir ainda mais as exigências do tricolor, não fechando a porta à eventualidade de adquirir, numa fase inicial, só uma parcela do passe do futebolista de 18 anos.
Corpo do artigo
O São Paulo aguarda pela formalização de uma proposta do Benfica pelo central Morato mas, ao que O JOGO apurou, há já da parte dos responsáveis paulistas a disponibilidade de descer a fasquia quanto ao preço.
Se numa abordagem preliminar o tricolor fixou em 18 milhões de euros a sua exigência, já foi transmitida entretanto a disponibilidade em aceitar uma redução até aos 15 M€.
Um valor, mesmo assim e ao que apurámos, que as águias pretendem fazer descer mais, não excluindo a possibilidade de, numa fase inicial, ficar apenas com uma parcela do passe.
O interesse do campeão nacional em Morato foi ontem também oficializado pelo emblema paulista. "Sabemos que há interesse do Benfica, que até já o demonstrou no começo do ano, mas ainda não recebemos nenhuma proposta oficial. [Morato] é um jogador que chama atenção", afirmou a antiga glória Raí, hoje diretor para o futebol do São Paulo, mostrando abertura para negociar: "Para qualquer proposta que recebermos, vamos avaliar em função da composição do plantel."
A temporada não começou de feição ao São Paulo e isso pode ajudar o Benfica a selar um acordo mais favorável. O afastamento prematuro da Taça Libertadores, frente ao Talleres, e a queda na Taça do Brasil deixaram os paulistas apenas envolvidos na disputa do Brasileirão. E, segundo a Imprensa brasileira, o clube está necessitado de "faturar" neste mercado, tendo em Morato um dos atletas "vendáveis", pois tem muito mercado mas também porque a sua saída não desfalcará o plantel principal, dado que este está a jogar pela equipa sub-20.
No São Paulo, aguarda-se que o agente Giuliano Bertolucci, que já intermediou várias transferências de jogadores brasileiros para a Luz, avance com a proposta efetiva dos encarnados. Que, tal como na edição de ontem O JOGO esclareceu, não se sentem assustados pelos valores pretendidos pelo São Paulo, pois veem em Morato um grande potencial.
Juventus também mantém defesa-central debaixo de olho
Apesar da juventude, Morato está bem referenciado por outros clubes europeus, que seguem a sua evolução. Um deles é a Juventus, que observou o central várias vezes e, ao que apurámos, chegou a fazer uma abordagem pelo atleta, recusada pelo São Paulo. Aos 18 anos, Morato granjeou algum estatuto entre os centrais mais promissores do futebol brasileiro, até porque já é internacional sub-20 e foi um dos jogadores chamados por Tite para alguns treinos da seleção principal canarinha antes da participação na Copa América deste ano. O São Paulo, recorde-se, vendo o ascendente de protagonismo do defesa nos tempos mais recentes, renovou contrato com ele em maio, tendo Morato um vínculo até 2023 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
11229181