Com a equipa numa grande fase, o treinador vai atingir marca redonda na Luz. Vasco Matos venceu 30 dos 49 jogos em que orientou os açorianos. Pegou num grupo desacreditado pela despromoção, incutiu-lhe disciplina e espírito coletivo, e tem desenhado um percurso histórico.
Corpo do artigo
Cinquenta jogos com o emblema do Santa Clara ao peito. É este o número que Vasco Matos vai cumprir na visita ao Estádio da Luz, na próxima quarta-feira, nos quartos de final da Taça da Liga. Um marco importante na carreira do técnico, cujo percurso em terras açorianas tem sido um dos mais áureos da história do clube. Está refletido na conquista da II Liga na época passada e no excelente campeonato que a equipa está a fazer até ao momento, com seis vitórias em nove jornadas - duas das três derrotas foram com FC Porto e Benfica. Com 30 triunfos nos 49 jogos pelo Santa Clara, Matos vai levando a maior percentagem de vitórias (61%) entre os treinadores que assinaram pelo menos uma época no clube.
Quando foi apresentado nos Açores, o técnico de 44 anos deixou uma mensagem clara de que a receita para o sucesso assentava no rigor e na exigência no trabalho diário. E se o discurso foi várias vezes repisado nas conferências de Imprensa, a verdade é que foi precisamente a aplicação destas normas que levou ao sucesso da equipa. Vasco Matos apostou na disciplina e incutiu valores coletivos e espírito de grupo a um plantel que estava completamente desacreditado após a descida de divisão na época anterior. Inserido numa administração sólida a nível financeiro, Matos colocou o cunho pessoal na equipa, adotando um sistema 3x4x3 que assenta na perfeição nas características dos jogadores que tem ao dispor e com grande estabilidade de uma época para a outra.
É neste contexto que também se constata a evolução de figuras como MT, Adriano e Gabriel Silva, numa equipa que, depois de amanhã, vai tentar oferecer ao clube a segunda final four da Taça da Liga. No campeonato, já tem praticamente metade do maior número de triunfos que conseguiu numa edição completa (13), em 2020/21.