O Santa Clara venceu o Marítimo B, por 2-0, na sua primeira vitória em três meses, e saiu da zona de despromoção, deixando os madeirenses sozinhos no último lugar.
Corpo do artigo
Os golos de João Ventura, aos 30 minutos, e de Ruizinho, aos 73, de grande penalidade, valeram aos açorianos a sua primeira vitória em casa esta época e um pequeno salto para o 20.º lugar à passagem da 16.ª jornada.
A formação açoriana, que não vencia desde a quinta jornada, entrou em campo muito mais dinâmica do que no último jogo em casa, onde perdeu frente ao líder Freamunde (1-0), e depois de algumas oportunidades falhadas chegou ao golo, aos 30 minutos, através de um remate em arco de João Ventura.
Ainda antes do tempo de intervalo, o Marítimo B tentou aproveitar da melhor maneira o recuo do Santa Clara, mas não conseguiu concretizar nenhuma jogada de perigo.
Na segunda parte, o Santa Clara voltou à postura ofensiva, mas Marítimo esteve perto do empate, aos 55 minutos, valendo a defesa de Serginho para evitar o golo de cabeça de Ibrahim e segurar a vantagem no marcador.
O Santa Clara assegurou a vitória aos 73 minutos, através de uma grande penalidade concretizada por Ruizinho, depois de o árbitro André Narciso ter assinalado castigo máximo por mão na bola de Cristiano Vasconcelos na área.
Este poderá ter sido o último jogo de Pedro Bermonte aos comandos da equipa açoriana, sendo que Filipe Gouveia, que assistiu este domingo à partida na bancada do Estádio de São Miguel, é o nome apontado para lhe suceder no cargo.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, João Ventura (30 m); 2-0, Ruizinho (73m).
Equipas:
SANTA CLARA: Serginho, Luís Dias, Amoreirinha, Accioly, Mike, Tiago Ronaldo (Malafaia, 79), Pacheco, Ruizinho, João Ventura (Davide, 69), Ely e Clemente (Geraldo, 69).
(Suplentes: Pedro Freitas, Paulo Henrique, Malafaia, Davide, Jony, Nuno Silva e Geraldo).
Treinador: Pedro Bermonte.
MARÍTIMO B: Rui Vieira, Bernardo Lopes, Ibrahim, Cristiano Vasconcelos, Diney, Carlos Daniel, Marcos Barbeiro (Fábio Abreu, 72), Armando, Xavier, Bruno Silva (André Ferreira, 83) e Gonçalo Reyes (Aldair Neto, 58).
(Suplentes: Wellington, Touré, Aldair Neto, Tiago, Ricardo Fernandes, André Ferreira e Fábio Abreu).
Treinador: Filipe Neto.
Árbitro: André Narciso (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Xavier (53), Tiago Ronaldo (70), Cristiano Vasconcelos (71) e Armando (74).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.