Presidente do Santa Clara, Rui Cordeiro, confirmou à agência Lusa que o clube da II Liga de futebol recebeu uma "notificação da Liga" por não constarem jogadores sub-23 em três fichas de jogo.
Corpo do artigo
O presidente do Santa Clara, Rui Cordeiro, confirmou à agência Lusa que o clube da II Liga de futebol recebeu uma "notificação da Liga" por não constarem jogadores sub-23 em três fichas de jogo, como estabelecem os regulamentos. "Nós recebemos uma notificação da Liga e agora havemos de expor a nossa argumentação quando formos (novamente) notificados para apresentarmos a nossa defesa e estamos de consciência tranquila que não serão tirados pontos ao Santa Clara", garantiu Rui Cordeiro.
Em causa estão os jogos entre a formação açoriana e o União da Madeira, Gil Vicente e Varzim, das 25.ª, 26.ª e 27.ª jornadas da II Liga, respetivamente, nos quais não constavam três jogadores sub-23.
Segundo o regulamento de competições para a época 2017/2018, disponível na página oficial da Liga Portuguesa de futebol, os clubes a competir na II Liga de futebol "estão obrigados a incluir na ficha de cada jogo três jogadores de categoria sénior com idade até aos 23 anos".
No caso dos clubes que não cumpram essa "obrigação regulamentar", o regulamento disciplinar prevê uma "sanção de multa" que varia entre os 892.50 euros e os 3.570 euros.
Caso a infração seja praticada de "forma dolosa, reincidente ou numa das três últimas jornadas" o castigo pode passar por "sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos".
O presidente da SAD e do clube "encarnado" assegura que os "sócios e adeptos" do clube açoriano podem ficar "tranquilos" porque acredita que "neste caso a perda de pontos não é aplicável". "Não houve nenhuma reincidência e também não foi nos últimos três jogos do campeonato, não houve dolo, não houve qualquer intenção de causar dano por parte do Santa Clara", garantiu Rui Cordeiro.