Avançado foi o melhor marcador sub-21 da última época nas 15 melhores ligas da Europa
Corpo do artigo
“Vimos logo um enorme potencial”
A ascensão repentina, de resto, ainda hoje desperta imensa curiosidade, até porque Samu já se estreou pela seleção principal espanhola. Uma história de sucesso de um jovem que evoluiu nas divisões inferiores, a quem Paco López, que o treinou no Granada, previu um grande futuro, ao ponto de ter aconselhado os responsáveis do emblema andaluz a… escondê-lo.
“Quando chegámos a Granada, em novembro, já tínhamos ouvido dizer que havia um rapaz [Samu], mas a verdade é que estava lesionado. Por uma razão ou outra, não chegou à equipa principal. Tinha uma pequena lesão no púbis e não treinava durante a semana para poder jogar com a equipa de reservas. Mas treinou nas últimas semanas do final da época na segunda equipa e vimos logo um enorme potencial. Lembro-me que, assim que fomos promovidos e a época terminou, a minha prioridade era que o Samu estivesse na equipa principal na época seguinte”, contextualizou o agora treinador do Cádiz, em declarações ao podcast “A Bote Pronto”.
“Lembro-me de no início da pré-época ter comentado, meio a brincar, meio a sério, com as pessoas próximas do clube de que tínhamos de esconder um pouco o Samu, porque eles nos iam tirar. Sabia que era um jogador que, quando lhe déssemos visibilidade na I Divisão, mesmo que não tivesse começado a época, nos iam tirar. Enganei-me num jogo,” contou, numa alusão ao facto do atacante ter sido vendido ao Atlético de Madrid após ter marcado um golo… aos colchoneros, na primeira jornada da La Liga de 2023/24.