Dragões têm produzido menos no ataque, mas o internacional espanhol já fixou novo recorde pessoal de golos. Ponta-de-lança nunca tinha marcado tanto numa época (19) e já é o sexto melhor estreante do século. Derlei (20) e Taremi (21) estão em ponto de mira. Igualar Pena (29) colocá-lo-ia no pódio.
Corpo do artigo
O golaço que Samu marcou em Roma, anteontem, não valeu só pela beleza do pontapé de bicicleta. Ao quebrar o jejum que durava desde 28 de dezembro, o avançado chegou aos 19 remates certeiros em 2024/25, estabelecendo um novo recorde pessoal numa época - o máximo anterior (18) remontava a 2022/23, quando representava o Granada B.
Um dado que poderá ter passado despercebido na sequência da eliminação do FC Porto na Liga Europa e que, à primeira vista, poderá contrastar com as declarações do internacional espanhol após o apito final, nas quais se queixou da falta recente de oportunidades de golo. No entanto, os números coletivos respaldam o ponta-de-lança: na “era Anselmi”, os dragões sofreram uma quebra no número de ataques posicionais e também nos que acabam em remate.