Completados os primeiros 20 jogos de azul e branco, o espanhol leva 16 tiros no alvo. No frente a frente com os registos mais produtivos desde 2010, só perde - por muito pouco - para Jackson e Falcão.
Corpo do artigo
Os jogos passam e Samu continua a colecionar golos, numa cadência que aumenta as expectativas para os números que poderá ver carimbados no final da época. Na “meta-volante” dos 20 jogos pelo FC Porto, o internacional espanhol conta 16 golos, o último dos quais no triunfo por 3-0 sobre o Moreirense. Um disparo certeiro a cada 93 minutos e o segundo lugar na lista de melhores marcadores do campeonato (11 golos), atrás de Gyokeres, que tem 18, mas o mesmo registo se descontarmos os penáltis, que Samu não cobra nos azuis e brancos.
Chegados aqui, O JOGO partiu para esta análise: nas melhores épocas, quantos golos tinham os antecessores de Samu nos primeiros 20 jogos? Se, por um lado, a comparação pode parecer injusta, por colocar a estreia de Samu frente a épocas de jogadores mais consolidados, por outro, o resultado do espanhol é esclarecedor: desde 2010, como mostra a infografia, só fica atrás de Jackson Martínez (2014/15) e Radamel Falcao (2010/10), mas apenas por um golo. Falamos de dois monstros na arte de meter a bola dentro da baliza, sendo que Jackson terminou a temporada mais goleadora com 32 golos e Falcao com 38, curiosamente sob o comando de André Villas-Boas. A mesma época também foi a melhor de Hulk, outro goleador temível que os dragões tiveram, que contava os mesmos golos que Samu aos 20 jogos e foi até aos 35. Além disso e não menos importante, o espanhol só tem 20 anos, enquanto Hulk tinha 24, Falcao 25 e Jackson 28.