Sampaoli traça perfil de Almada, alvo do Sporting: "Imaginação livre, sem amarras"
Ex-selecionador da Argentina abriu a exceção a O JOGO para falar do alvo dos leões, que diz ter a capacidade de se libertar do preestabelecido e descortinar soluções que os outros não vislumbram, espontaneamente
Corpo do artigo
Não é seu hábito, mas por Thiago Almada, Jorge Sampaoli abriu uma exceção e concedeu a O JOGO uma breve, mas assertiva, declaração sobre o jogador que desponta no Vélez Sarsfield e está na mira do Sporting, escudado na parceria forjada com o Manchester City.
"O Thiago [Almada] vê o futebol a partir de uma imaginação livre, sem amarras, e isso permite-lhe distinguir-se dos que ficam presos apenas a uma jogada preestabelecida. Ele entende o que a jogada precisa no momento e isso surge-lhe naturalmente, sem esforço, de forma espontânea", referiu o ex-selecionador da Argentina, naquelas que foram as suas primeiras declarações públicas sobre o criativo de 18 anos que, ainda com 17, chamou para trabalhar com o grupo que levou ao Mundial da Rússia, em 2018.
Isto, apesar de sabermos que, no seu círculo privado, o técnico de 59 anos, agora no comando técnico do Santos, sempre reconheceu Thiago Almada como um jogador de elite, distinto e que o surpreendia pela sua maturidade e pelas condições que evidenciava, apesar de ainda ser tão novo.
11108570
Foi, de resto, só com 17 anos que Almada foi chamado por Sampaoli no grupo de "sparring" - lote de valores emergentes que ajudam o grupo principal a treinar-se - que levou ao Mundial da Rússia, em 2018.
Essa distinção surgiu no seguimento de uma recomendação de Pablo Aimar, que orientou Almada nos sub-17 e aconselhou a sua integração no grupo de suporte à seleção alviceleste, que viria a cair nos oitavos de final da prova, derrotada (4-3) pela França que se sagraria campeã do mundo, algo a que Sampaoli acedeu.
Mais: logo nos primeiros treinos de preparação para o Mundial, em Ezeiza, o então selecionador argentino pôs por diversas vezes Almada no grupo de Messi, Aguero, Dybala e companhia, em vez de o integrar o lote de valores emergentes chamados para ajudar na preparação dos internacionais argentinos.
11116386
Thiago Almada, recorde-se, chegou com 16 anos à seleção sub-20 da Argentina, afirmou-se na primeira equipa do Veléz aos 17 e é, agora, aos 18, a joia da coroa do clube argentino e alvo apetecível do Manchester City de Pep Guardiola, que o deixaria crescer e adaptar-se ao futebol europeu em Alvalade, ao abrigo da parceria recentemente firmada com o Sporting, por intermédio de Frederico Varandas e Hugo Viana. Uma primeira proposta de 10 M€ já foi recusada, aguarda-se nova investida.