Pedro Porro vai reforçar as opções leoninas e, a O JOGO, Eusebio Sacristán traça o perfil do lateral que tem contrato com o Manchetser City.
Corpo do artigo
Escolha do Sporting para o reforço do corredor direito na próxima época, Pedro Porro vai dar sequência a uma ascensão meteórica que, em apenas dois anos, o levou do Peralada, da III divisão espanhola, até à seleção sub-21 do seu país e a um contrato com o Manchester City, clube que aceitou cedê-lo aos leões até ao final da época 2020/2021.
12441637
Responsável pelo salto do lateral para a ribalta em Girona, onde disputou 34 jogos na temporada transata, Eusebio Sacristán assegurou a O JOGO que o futuro reforço tem as qualidades ideais para singrar no 3x4x3 de Rúben Amorim. "É o jogador perfeito para esse sistema porque se trata de um extremo reconvertido a lateral. Com três centrais tem toda a ala a seu cargo e é muito bom nessa missão. O Sporting vai ficar muito bem servido nessa posição e ele vai, certamente, render", salientou.
Recordando os desequilíbrios que Pedro Porro causava pela direita no emblema catalão, o técnico apontou a capacidade de cruzamento e a propensão ofensiva como as grandes virtudes do jogador que, esta época, defendeu o Valhadolid por empréstimo do City. "Jogávamos em 5x3x2, um sistema que permitia destacar as suas qualidades ofensivas. Estava sempre a procurar linha de fundo para fazer cruzamentos, algo que ele faz muitíssimo bem. É um jogador iminentemente de corredor, mas também tem a capacidade de desequilibrar por terrenos mais interiores, caso seja esse o desejo do treinador", referiu Eusebio.
"Teve de ir trabalhando os conceitos defensivos para melhorar nesse capítulo e creio que ainda está nesse processo"
A capacidade de Porro em atacar as defesas adversárias ofusca, porém, dificuldades a nível do posicionamento defensivo que, segundo o técnico espanhol, vão obrigar o central pelo lado direito - Eduardo Quaresma, no caso leonino - a atenções redobradas. "Teve de ir trabalhando os conceitos defensivos para melhorar nesse capítulo e creio que ainda está nesse processo. Se jogasse numa linha de quatro defesas não seria tão fiável e iria passar por algumas dificuldades, mas, com a proteção do central mais descaído pela direita pode aventurar-se à vontade para fazer a diferença no ataque", rematou o treinador, que está sem clube desde a saída do Girona, em 2019.
Atrevimento e mentalidade férrea ajudaram na escalada rumo à elite
Recordando que os seus planos passavam por entregar a titularidade no corredor direito a Aday, Eusebio explicou a forma como Porro aproveitou uma lesão do colega para "explodir" rumo a outros voos. "O Aday era o jogador que estava orientado para a posição de "carrillero", mas ele lesionou-se e tive de recorrer ao Pedro, que estava a dar os primeiros passos a nível sénior. Ele acabou por ganhar o lugar à base de atrevimento e mentalidade. Com 18 anos demonstrou que estava mesmo apostado em ter uma carreira no futebol e nunca mais largou a titularidade", contou o técnico do Girona, em 2018/2019.