Salgado Zenha e Pereira da Costa defendem permissão de bebidas alcóolicas nos estádios
Salgado Zenha, CFO do Sporting, defendeu, este sábado, a permissão de bebidas alcóolicas nos estádios para ajudar na redução de custos para os clubes, uma ideia partilhada pelo CFO do FC Porto, José Pedro Pereira da Costa
Corpo do artigo
"Temos de apostar em coisas como a venda de álcool nos estádios. Não tem impacto na receita fiscal, vimos clubes holandeses que anunciaram recordes de receitas com catering de 10 milhões de euros, grande parte é álcool. O Sporting faz pouco mais de um milhão de euros nos bares. Na minha opinião, não tem impacto do ponto de vista de violência. As pessoas andam a beber desalmadamente antes de entrarem no estádio. Entram todos à hora do jogo, a acotovelarem-se. Quem entra já em excesso de álcool pode consumir à porta. Lá dentro, as pessoas não têm tendência para interromper o jogo e ir buscar cerveja. Álcool dentro do estádio permitiria entrar com mais calma, dar mais receita aos clubes, é uma medida equilibrada e que tem zero impacto na receita fiscal. Foi politizada por temas de violência, mas não tem razão de ser", afirmou durante um painel do Thinking Football Summit.
A mesma ideia foi defendida por Pereira da Costa, CFO do FC Porto.
"Em termos de impacto, o IRS é o que tem mais, mas admito que é mais difícil de resolver, uma vez que se trata de uma medida transversal. Não se iria implementar um regime fiscal para o futebolista. É de mais difícil equação. Mais fácil será a autorização de álcool nos estádios. Isso traria as pessoas mais cedo para o estádio. O FC Porto tem planos para melhorar substancialmente a experiência dos adeptos no estádio, investir para trazer as pessoas para dentro do recinto e isso é uma componente que ajudaria a criar mais receita no curto prazo e a mitigar alguns custos de contexto", vincou.