Salário de João Mário na Juventus triplica em relação ao que recebia no FC Porto
FC Porto e Juventus finalizaram ontem de manhã a “troca” de laterais direitos. João Mário treinou de manhã e despediu-se ao almoço. Alberto Costa já realizou exames médicos no Dragão e vai ser oficializado ainda hoje como o quinto reforço da era Francesco Farioli, com um contrato válido por cinco temporadas.
Corpo do artigo
Alberto Costa já efetuou exames médicos e vai ser oficializado ainda hoje como o mais recente reforço do FC Porto de Francesco Farioli. O acordo com a Juventus, que incluiu a ida de João Mário para o emblema de Turim, foi finalizado ontem de manhã e pelos valores que O JOGO sempre avançou: Alberto Costa vai custar aos dragões 15 milhões de euros mais 1 M€ em objetivos, com João Mário a ser vendido por 12 milhões de euros. Os dois clubes asseguram ainda 10 por cento das mais-valias de uma futura transferência dos jogadores.
O internacional jovem português, de 21 anos, vai assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas, ou seja, até junho de 2030, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 65 milhões de euros, conforme O JOGO avançou na edição online. Ao contrário de Froholdt, Alberto Costa não deve viajar para a Áustria, adiando a integração no plantel de Farioli para o fim de semana. O facto do jogador de 21 anos estar de férias em Portugal – no domingo esteve na Póvoa de Varzim a assistir a um jogo do seu antigo clube, o V. Guimarães – permitiu agilizar todo o processo e antecipar os exames médicos, feito na clínica Espregueira Mendes, no Dragão. O emblema minhoto, refira-se, tem direito a receber 125 mil euros relativos aos 5 % das mais-valias do negócio (vendeu Alberto Costa por 12,5 M€) e, ainda, 600 mil euros do mecanismo de solidariedade, dado que o lateral fez toda a formação em Guimarães.
Quanto a João Mário, de 25 anos, ainda participou no treino matinal de ontem, que começou um pouco antes de os clubes concluírem o negócio, e almoçou no hotel, aproveitando para se despedir dos companheiros, a quem desejou boa sorte para a época que se avizinha. Depois, seguiu para o aeroporto de forma a viajar para Turim. O lateral-direito irá então realizar exames médicos e assinar contrato até 2030 com a Juventus, com um ordenado anual a rondar os dois milhões de euros, mais do triplo que recebia no Dragão. João Mário despede-se do FC Porto ao fim de 16 anos. Fez 181 jogos pela equipa principal (mais 43 pelos bês), tendo marcado cinco golos e feito 25 assistências, conquistando 12 títulos: dois Campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça da Liga, uma Youth League e um campeonato de Sub-19.