Congolês mantém eficácia na pré-época, mas transferência ainda é o cenário mais provável
Corpo do artigo
Apesar do ótimo plano em que tem estado na pré-época, Simon Banza segue firme na mesa das negociações e é provável que deixe a Pedreira, mesmo com os indicadores goleadores que vai transmitindo a Daniel Sousa. O congolês marcou no estágio de Evian Les-Bains em dois jogos, respondendo com bons movimentos e oferecendo boa harmonia com os companheiros. Mesmo assim, face aos golos que apontou pelo Braga em duas épocas, sobretudo os 23 com que encerrou a temporada 2023/24, Banza viu o seu nome disparar na cotação e entrar na lista de alvo de distintos clubes.
Valeu 23 golos em 23/24 e atingiu pico de cotação no Tranfermarkt, estimada em 18 milhões. Salvador traçou que era um ativo para este mercado e espera consumar operação com o avançado, de 27 anos.
O interesse de emblemas de grandes campeonatos da Europa - sempre se destacou o West Ham - não foi alimentado por reais propostas tentadoras para jogador e clube, pelo que começa a ganhar ainda mais força o convite que o jogador recebeu faz algum tempo dos Emirados Árabes Unidos. Sabe O JOGO que esse namoro prossegue vigente e está rodeado de números que agradam ao atleta, que não sente qualquer barreira em aceitar mudar-se para as Arábias, em detrimento de um investimento numa carreira mais europeia.
Da parte do Braga, apesar da expectativa de melhores ofertas, Banza sempre foi visto como um ativo valioso nas contas deste mercado e, portanto, transferível, até por conta dos 27 anos, que retiram margem de uma maior valorização. O avançado congolês atingiu o pico da cotação no fecho da última época, disparando até aos 18 milhões, num registo notável de quem chegou a Braga avaliado em sete milhões no Transfermarkt, após ser contratado ao Famalicão.
Banza viu a carreira valorizar brutalmente em Portugal, pois o rendimento em Famalicão colocou o seu valor em 5 milhões. Em Braga foi de 7 a 18 milhões de euros
Com contrato até 2027, Banza deixou já imagem forte na Pedreira, ofereceu um saldo de 37 golos e desempenhos letais na área, mesmo alternando períodos prósperos com outros mais apagados.
Não obstante a promessa de golos neste regresso de férias, atestado pela sua competência na pré-época, não paira qualquer drama para Daniel Sousa, caso Banza possa, efetivamente, abandonar Braga neste defeso. Mesmo sabendo-se que Abel Ruiz partiu para o Girona e os guerreiros foram manifestamente dependentes do congolês e do espanhol como referências ofensivas nas últimas duas temporadas, a confiança tem crescido na aposta feita no marroquino El Ouazzani, que também foi predador nestes primeiros ensaios, e é grande a esperança no potencial de Roberto Fernández, avançado do Málaga que deverá ser oficializado muito brevemente pelo clube minhoto. O mercado é fértil em avanços e recuos, mas o cenário de Banza sair ainda prevalece.