
Fresneda e André Franco (EPA/PAULO NOVAIS)
O Sporting procura finalizar a contratação do lateral-direito do V. Guimarães e só se isso vier a confirmar-se será dada luz verde ao espanhol para deixar Alvalade, tendo o Como e o Valência como possibilidades depois de ambos aceitarem as condições dos leões
Titular surpresa, ontem, na semifinal da Taça da Liga frente ao FC Porto, Iván Fresneda poderá deixar o Sporting nos próximos dias. Mas a saída do lateral-direito espanhol, de 20 anos, aguarda ainda pela contratação do substituto desejado: Alberto Costa, jogador português de 21 anos que faz o mesmo lugar e cujo processo de aquisição não está ainda concluído.
Se o futebolista do V. Guimarães for contratado, irá assinar por cinco anos e terá um custo de 10 M€+2 M€ em bónus (reservando ainda os minhotos 15% de uma futura mais-valia). Já Fresneda irá sair numa primeira fase por empréstimo, ficando o clube que o contratar com uma opção de compra de 10 milhões.
Segundo O JOGO apurou, os leões têm em mãos por Fresneda propostas idênticas do Como e do Valência, sendo a opção de compra executável mediante objetivos facilmente alcançáveis. Nos últimos dias o emblema italiano terá ganho a dianteira em relação ao clube espanhol, mas a decisão final também passa pela vontade do jogador.
Pouco utilizado ao longo da época e meia que leva ao serviço dos verdes e brancos, para onde se mudou proveniente do Valladolid, Fresneda viu travada a sua saída logo no início do mês por decisão da equipa técnica liderada por Rui Borges que entendeu dar uma oportunidade ao jogador e assegurar que o plantel não ficava curto na posição de lateral-direito. Em três jogos sob o comando do novo treinador, o espanhol foi sempre utilizado, somando 113 minutos, 89 dos quais na partida diante dos dragões.
Recorde-se que os leões pagaram no verão de 2023 nove milhões para contratarem Fresneda, internacional sub-19 espanhol que na altura despertava.


