Pinto da Costa discursou depois de tomar posse como presidente do FC Porto. Inicia o 15º mandato
Corpo do artigo
Uma palavra aos novos: "A José Américo Amorim, a Paulo Mendes, ao Vítor Baía - não sei se conhecem - e o Fernando Gomes entram na nossa direção, na nova direção. Digo-vos, não entraram por ser vosso amigo, não entraram que eu saber que são meus amigos, nem pelo vosso nome e passado. Passado é para historiadores. Entraram porque sei que vão contribuir para o futuro do FC Porto.. E saibam saber ouvir os que nos querem bem e não ouvir os que estão do lado oposto"
Sobre o Conselho Superior: "Uma palavra para o Conselho Superior. Apreciei a lista D, que mostrou interesse na vida do FC Porto. Não vieram para aparecer, para para ter lugares, vieram para servir. Fiquei muito feliz por terem entrado três membros dessa lista no Conselho Superior.
Mais sobre o CS: "O Conselho Superior tem de ser aproveitado e brevemente iremos reunir o Conselho Superior, mesmo sem ser obrigatório, para definir princípios e ouvir colaborações de todos para uma revisão dos estatutos, que é necessário. Vamos aproveitar as ideias dos que elegi na minha lista e daqueles que concorreram com espírito de ajudar o Conselho Superior"
Novo ciclo: "Vamos iniciar um novo ciclo, vamos ser dignos do cargo, da confiança que recebemos de tanta gente. Fiquei Sensibilizado que os mais jovens tivessem votado na minha lista, a mais votada, um sinal da juventude que não sabendo o que era o FC Porto há 37 anos, acreditam no futuro. Não querem romper com o elo de ligação entre o presidente e os adeptos"
Sobre Matos Fernandes: "Dirigiu-me palavras simpáticas que se estiverem gravadas, irão servir para o meu elogio fúnebre, que, espero, ainda demore muito tempo a chegar. Conhecia-o, conhecia o seu passado e personalidade. Agora, depois da passagem pelo FC Porto, tenho a honra de ter mais um amigo. Na primeira reunião da direção, que será segunda-feira, vou propor para que na primeira AG, o conselheiro Matos Fernandes seja elevado à categoria de presidente honorário pelos serviços prestados ao FC Porto"