
Afonso Moreira, jovem promessa do Sporting
Gerardo Santos/Global Imagens
Atleta sub-19 está bem cotado na avaliação de Rúben Amorim e, sabe O JOGO, deverá fazer a pré-temporada pelos leões. Pode ser a única novidade nos extremos.
Afonso Moreira está na rota da próxima pré-temporada do Sporting. O jovem que fez há poucos dias 18 anos será, sabe O JOGO, aposta de Rúben Amorim.
O técnico aprecia as características do extremo natural de Lamego, distrito de Viseu, e que pode jogar nos dois lados do ataque.
Amorim tenciona dar-lhe a oportunidade de se mostrar em 2023/24, lutando por uma vaga no plantel principal e, correspondendo, poderia intercalar os trabalhos da equipa B com os AA.
Tal como O JOGO noticiou, o plano de Rúben Amorim e da SAD do Sporting é abrir vagas nos corredores, fazendo uma reformulação no plantel. Jovane Cabral e Rochinha, ambos com mercado, são jogadores dados como transferíveis e, colocando estes dois atletas, abre-se uma vaga para um extremo vindo da formação e também uma aposta mais efetiva em Fatawu. Afonso Moreira é destro, está habituado a desequilibrar da esquerda para o meio, é considerado um grande talento e poderá acrescentar qualidade ao elenco, que, em 2023/24, contará à partida com Edwards, Trincão e Fatawu pela direita e Pedro Gonçalves, Arthur Gomes e Moreira na esquerda.
Naturalmente há vários jogadores do Sporting com mercado e o plantel da próxima temporada não está já fechado. Amorim também quer várias soluções para os corredores porque Arthur Gomes está a ser trabalhado para recuar um pouco nas faixas, como ala direito e esquerdo, e Pedro Gonçalves passará, muitas vezes, pela posição 8, dada a falta de soluções para esse lugar.
Acima de tudo, Afonso Moreira representa a aposta na formação, para uma posição em que o Sporting deu dezenas de futebolistas a Portugal, e evitaria investimento num extremo, tendo em conta que Amorim considera crucial a entrada de um lateral direito - porque não se vai avançar para a contratação do atleta, que fica livre em junho -, de um centrocampista para a posição 8 e de um avançado que seja um finalizador. Afonso Moreira assinou contrato profissional em 2021 e tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Ontem, depois de ajudar Portugal a chegar ao Europeu de sub-19, foi chamado aos treinos.

