Safira marcou ao Braga no dérbi minhoto: "No Castelo, na nossa casa, quem manda somos nós"
O Vitória parte para o dérbi de domingo com menos 13 pontos do que o rival, que partilha o terceiro lugar com o FC Porto. O ex-jogador dos vimaranenses desvaloriza a “má fase” e avisa que é “uma final”
Corpo do artigo
A 27 de fevereiro de 2023, depois do triunfo, por 2-1, sobre o Braga, Safira, autor do segundo golo do Vitória de Guimarães, publicou nas redes sociais um desabafo significativo da importância do que acabara de fazer: “Estou todo arrepiado.”
O ponta-de-lança brasileiro recorda-se “muito bem” de um dos golos “mais importantes” da sua carreira. “Foi, sem dúvida, um dos golos mais especiais, que guardo com muito carinho. Teve um sabor diferente por ser um dérbi tão forte como é, com uma rivalidade tão grande e pelo significado que teve para uma cidade que respira futebol como Guimarães”, sublinha.
Quase dois anos depois, o agora jogador do Universidade Craiova, terceiro classificado da I Liga da Roménia, não considera o Braga favorito no jogo de domingo à noite, no D. Afonso Henriques, por estar em igualdade pontual com o terceiro classificado, o FC Porto. “No Castelo, na nossa casa, quem manda somos nós!”, afirma.
O jogador que fez sete golos em 39 jogos de rei ao peito também defende que a temporada irregular do Vitória não terá importância para as contas do jogo com o eterno rival. “Apesar da época oscilante, este jogo é único, como se fosse uma final. É um dérbi realmente diferente e acho, por isso, que essa má fase não vai influenciar em nada”, aponta.
Dos jogadores que estão no atual plantel, com os quais partilhou o balneário durante uma época e meia, há um que destaca: “O jogador que mais me encanta é o Tiago Silva. Por ser decisivo, tanto na marcação como a criar, executa sempre grandes passes; é um jogador que se estiver bem faz toda a diferença”, elogia, considerando ainda que “o Vitória está bem servido de pontas de lança”. “O míster sabe o que é melhor para a equipa e as coisas vão correr bem”, perspetiva o avançado brasileiro.
Restam cinco do último triunfo
No atual plantel há cinco jogadores que participaram no triunfo sobre o Braga, há quase dois anos: Bruno Varela, Maga, Mikel Villanueva e Tiago Silva foram titulares e Bruno Gaspar não saiu do banco.
Em relação ao último dérbi disputado no D. Afonso Henriques, a 11 de maio do ano passado, para a penúltima jornada do campeonato de 2023/24 são nove os “sobreviventes”.
Cinco começaram de início (Bruno Varela, Bruno Gaspar, Borevkovic, Tiago Silva e Nélson Oliveira) e quatro como suplentes: Charles, Maga, Mikel Villanueva e Nuno Santos.