Estreado, a partir do banco, frente ao Benfica, Ibrahima Bamba foi utilizado por Pepa em mais seis jogos, alinhando como titular diante de FC Porto, Boavista e Gil Vicente, na reta final da época.
Corpo do artigo
Um final de época muito proveitoso pela equipa principal e uma posterior chamada a um estágio de observação da seleção de Itália, conduzido por Mancini, fizeram com que Ibrahima Bamba se tornasse, em tempo recorde, num dos jogadores mais badalados do Vitória de Guimarães.
Lançado, a partir do banco, frente ao Benfica, o jovem médio, de 20 anos, causou boa impressão e Pepa nunca mais o largou, utilizando-o, depois, em mais seis partidas, entregando-lhe mesmo a titularidade diante de FC Porto, Boavista e Gil Vicente.
Os empresários Jorge Teixeira, Óscar Dias e Domingos Lopes não têm dúvidas que a sua cotação disparou no mercado e, segundo apurou O JOGO, a sociedade desportiva dos minhotos tentará resistir à venda neste verão, na perspetiva de que se valorize ainda mais numa época inteira, a jogar regularmente.
Dentro desse plano, o Vitória dará prioridade à transferência de Alfa Semedo, contratado há um ano por 1,5 milhões de euros (somente por metade do passe) e com um peso significativo no plantel em termos de remuneração, e já tratou de contratar Matheus Índio ao Trofense, este com uma remuneração menos onerosa, para que Bamba nunca encare a titularidade como uma certeza, mantendo-se o internacional português sub-21 Tomás Händel como outra opção para a posição 6. Os três especialistas no mercado consultados por O JOGO estimam que a aposta do Vitória na continuidade de Bamba renderá importantes juros dentro de um ano e acreditam que, a continuar este trajeto, o jogador trabalhado nos sub-23 e equipa B até acabará por situar-se entre as maiores vendas da história do clube.
Na pista de Raphinha e Tapsoba
Trabalhado na formação do Pro Vercelli (Itália), Ibrahima Bamba foi primeiro encaminhado, em 2020, para os sub-23 do Vitória, mas fixou-se depois na equipa B. Esse foi exatamente o trampolim de Raphinha, atualmente ao serviço do Leeds e a crescer na seleção do Brasil, e de Tapsoba, vendido ao Bayer Leverkusen por 18 milhões de euros. "O Vitória já tem experiência em potenciar jovens ativos e o Bamba tem tudo para seguir as pisadas do Raphinha e Tapsoba", avalia Jorge Teixeira.
Jorge Teixeira
Empresário
"Todos procuram um jogador assim"
"Fazendo uma época inteira pela equipa principal do Vitória, a um nível elevado e com mais chamadas à seleção, o Bamba poderá perfeitamente superar a venda de Tapsoba. Tem características muito interessantes. É uma máquina, um médio diferenciado, com 20 anos. Todos os clubes procuram um jogador assim. O Vitória tem ali, claramente, uma pérola e ainda poderá valorizá-lo."
Óscar Dias
Empresário
"Vale pelo menos três milhões"
"O Mancini viu nele características especiais, não foi chamado por acaso e o seu valor de mercado disparou. No mínimo, já valerá três milhões de euros. Tem sete jogos pela equipa principal do Vitória e essa recente chamada ao estágio da seleção de Itália deu continuidade à valorização. Como consequência disso, passou a estar no radar de vários clubes e vai ser constantemente observado. Saiu do anonimato."
Domingos Lopes
Empresário
"Enche o campo e ganhou projeção"
"Essa chamada aos treinos de observação da seleção de Itália deu-lhe uma projeção muito grande. Tem características de futebolista moderno: qualidade no passe e na receção e conduz muito bem. Enche o campo. Acredito que o Vitória será confrontado, dentro de um ano, com propostas de clubes do top 10. Dentro de um ano, jogando com regularidade, poderá proporcionar um encaixe de, pelo menos, 15 milhões de euros."