O Braga tem até terça-feira (dia do jogo com o FC Porto) para recorrer do castigo de dois jogos aplicado a Raúl Silva. Se o fizer apenas nessa altura, o defesa estará disponível para jogar no Dragão...
Corpo do artigo
Se o Braga quiser, Raúl Silva poderá defrontar o FC Porto na próxima terça-feira, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. A decisão sobre a utilização do defesa-central no Dragão está exclusivamente nas mãos da... SAD arsenalista, uma vez que depende apenas da apresentação de um recurso - e da data da entrada desse mesmo recurso.
A decisão de contar com o defesa no jogo do Dragão está nas mãos do Braga. Data da entrada do recurso é crucial
Raúl Silva foi castigado com dois jogos de suspensão pela cotovelada a Acuña durante a partida com o Sporting, na sequência de um processo sumário decorrente da elaboração de auto de flagrante delito iniciado por uma queixa apresentada pelo Sporting ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No entanto, o Braga tem a possibilidade de apresentar recurso até à próxima terça-feira (dia do jogo), que terá efeitos suspensivos imediatos sobre a pena já aplicada. Apesar disso, e ao final do dia de ontem, a SAD arsenalista ainda não tinha tomado uma decisão, estando este "atraso" relacionado com os timings que permitirão ao jogador participar na partida do Dragão. "Ainda estamos a analisar a situação", limitou-se a revelar uma fonte da SAD.
Explique-se: o Braga tem cinco dias úteis para recorrer do castigo, mas se o fizesse, por exemplo, na quarta-feira, o CD ainda teria tempo de tomar uma decisão antes do jogo de terça-feira - e no caso de manter a pena de dois jogos, ou até mesmo de um, Raúl Silva não estaria disponível para jogar frente ao FC Porto. Sendo assim, se o Braga quiser contar com o defesa-central no Dragão só tem de avançar com o recurso na próxima terça-feira, uma vez que, nesse caso, a pena será automaticamente suspensa sem que o Conselho de Disciplina disponha do tempo necessário até à hora do jogo (20h15) para cumprir todos os trâmites legais que possibilitem a validação da pena inicial.
Se o Braga optar por não recorrer, Raúl Silva falhará os próximos três jogos: Belenenses (acumulação de amarelos), FC Porto e Rio Ave (castigo pela cotovelada). Na eventualidade de recorrer, Abel Ferreira poderá contar com o defesa no Dragão, sabendo, no entanto, que no caso de o castigo se manter - é o mais provável, tendo em conta a prova feita através das imagens televisivas -, vai acabar por ficar sem o central lá mais para a frente. E são essas contas que a SAD (também) está a fazer...
Calendário condiciona decisão
Tendo em conta as imagens televisivas, que tornam evidente a agressão a Acuña, dificilmente Raúl Silva será despenalizado pelo Conselho de Disciplina, pelo que, no caso de apresentar recurso, o Braga estará apenas a adiar o castigo. Nesse sentido, importa perceber que depois do Dragão e da receção ao Rio Ave (jogos em que, por enquanto, terá de cumprir castigo) vêm as partidas com o V. Guimarães (casa), o V. Setúbal (fora) e ainda a dupla receção ao FC Porto (I Liga e Taça).