Plantel encarnado fechou depois de ter levado uma volta para melhorar a qualidade, mas também diminuir gastos.
Corpo do artigo
Ainda há campeonatos periféricos com a janela de transferências aberta, mas para o Benfica o plantel está selado, não estando prevista mais qualquer saída.
Da época passada para o arranque da atual, o mercado das águias contemplou um total de 29 saídas a título definitivo e 13 por empréstimo. De entradas, registaram-se nove movimentações.
Está assim concluída uma missão, qual limpeza de ativos, na sua maioria, considerados descartáveis pela SAD, que resultou, segundo O JOGO apurou, numa poupança salarial que ascenderá aos 15 milhões de euros anuais.
Para este montante contribuíram as saídas de alguns pesos-pesados do plantel. Só nas últimas horas antes do fecho das inscrições, a SAD libertou-se de jogadores como Vertonghen, Taarabt, Weigl, Meité e Yaremchuk, que tinham contratos com expressivos valores por época e que foram anulados, por rescisão no caso do belga e do marroquino, empréstimo dos dois médios-defensivos - assumindo os clubes de destino por inteiro o salário - e venda do ponta de lança. A este lote juntam-se outros contributos chorudos que eram auferidos, entre outros, por Lázaro, Radonjic, Pizzi, Everton, Darwin e Seferovic.
Além da poupança salarial, entre vendas e aquisições, o Benfica regista um balanço positivo de 63, 2 milhões de euros
Até ao fecho do mercado, a SAD riscou da sua folha salarial 42 jogadores, tendo 29 seguido para outros destinos a título definitivo e mais 13 por empréstimo. Em sentido contrário, o processo liderado pelo presidente Rui Costa e concretizado pelo diretor-desportivo Rui Pedro Braz permitiu a referida baixa salarial também porque o plantel principal recebeu apenas nove reforços - um deles, John Brooks, devido à lesão de última hora de Morato -, com um volume salarial que entrou numa espiral descendente em comparação com o que era praticado anteriormente.
Além da poupança salarial, a SAD investiu 64,3 milhões de euros nas caras novas, mas garantiu também um encaixe imediato de 127,5 milhões de euros, valor que pode chegar aos 165 mediante objetivos contratualizados em algumas vendas. No balanço, regista-se já um resultado positivo de 63,2 milhões de euros.
15136803
15136452