Sabe quais as equipas que viram mais e menos cartões na primeira volta da Liga?
Ao cabo de 17 jornadas da I Liga, eis as contas da disciplina.
Corpo do artigo
O Rio Ave foi estatisticamente a equipa que melhor se comportou na primeira volta da I Liga 2019/20, ao totalizar 35 cartões em 17 jornadas, em contraste com os 60 do Boavista.
A formação comandada por Carlos Carvalhal ficou-se pelos 32 amarelos, mais três vermelhos diretos, batendo tangencialmente o Benfica e o Portimonense, que somaram 35 admoestações, ambos com apenas uma expulsão.
No que respeita às equipas mais penalizadas pelas arbitragens, os axadrezados, que começaram com Lito Vidigal e acabaram com Daniel Ramos, encerraram a 17.ª ronda com 57 amarelos e três vermelhos, todos diretos.
O conjunto do Bessa foi secundado por Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal, ambos com 53 cartões, contra 52 do Marítimo, 51 de Sporting e Braga e 50 de Belenenses SAD.
11725081
Em matéria de vermelhos, o Paços de Ferreira soma quatro por acumulação e o Famalicão outros tantos diretos, enquanto o Santa Clara foi a única equipa que não teve qualquer expulsão, ficando-se pelos 40 amarelos.
Individualmente, Diaby, do Paços de Ferreira, e Ricardo Esgaio, do Braga, foram os futebolistas que somaram mais cartões, num total de oito, todos amarelos.
Por seu lado, Edgar Costa e Rúben Ferreira (Marítimo), Filipe Augusto (Rio Ave), Gustavo Assunção (Famalicão), Obiora (Boavista) e Semedo (Vitória de Setúbal) somaram todos sete cartões. O jogador sadino somou cinco amarelos e foi o único expulso duas vezes na primeira volta, em ambas por acumulação de amarelos.