Ao contrário das águias, FC Porto e Sporting ficaram privados de quase meia equipa titular na última jornada.
Corpo do artigo
A vencer há sete jornadas consecutivas, série que permitiu reduzir a desvantagem para o FC Porto com o deslize dos dragões em Paços de Ferreira, a paragem do campeonato para os compromissos das seleções só tirou um dos titulares do último encontro a Rui Vitória. Ao longo destas duas semanas, que precedem a receção ao Vitória de Guimarães, o treinador encarnado pode continuar a trabalhar com o núcleo duro, uma vez que apenas Zivkovic se juntou à seleção sérvia.
Rúben Dias também tinha sido convocado por Fernando Santos, mas devido a entorse no tornozelo direito, está a recuperar no Seixal, permanecendo em dúvida para o embate com os minhotos. Numa fase crucial da época, verifica-se uma diferença substancial para os dois principais rivais na luta pelo título. Com as ausências de Maxi Pereira (Uruguai), Diogo Dalot (sub-21 de Portugal), Herrera (México), Brahimi (Argélia) e Aboubakar (Camarões), quinteto titular no duelo com o Boavista, o líder FC Porto está privado de quase meia equipa neste período.
Já no Sporting, mais direto perseguidor dos encarnados na tabela, o panorama é semelhante. Numa altura em que a formação leonina continua com um calendário apertado, por estar envolvida em três competições - Jorge Jesus já considerou que a paragem é um "mito" para recuperar atletas -, o treinador da equipa de Alvalade está privado de cinco atletas que alinharam de início contra o Rio Ave. Excluindo Fábio Coentrão e William, que caíram da Seleção por lesão, Rui Patrício, Bruno Fernandes e Gelson desfalcam os leões e a este trio juntam-se Coates (Uruguai) e Bas Dost (Holanda). Além do quinteto, Acuña, habitual titular, está ao serviço da Argentina.
Jiménez só deve cumprir um treino no Seixal
Preponderante para o triunfo frente ao Feirense, ao saltar do banco para marcar um golo e fazer uma assistência, Raúl Jiménez será o último jogador a regressar depois da presença na seleção mexicana. El Tri tem agendada uma partida com a Croácia na madrugada de dia 28, nos Estados Unidos, pelo que Jiménez só deverá treinar-se na sexta-feira, véspera da receção ao V. Guimarães. Refira-se que de Lisboa à Califórnia, o camisola 9 demorou quase 24 horas para fazer 11 mil quilómetros, devido a cancelamento de voo e tempo de espera em aeroportos.