ENTREVISTA - A O JOGO, Rui Vitória fala sobre o jovem extremo do FC Porto, filho de Sérgio Conceição, em tom elogioso. E lembra João Félix.
Corpo do artigo
Francisco Conceição tem surgido em bom plano no FC Porto e Rui Vitória vê algo de diferente no filho de Sérgio Conceição. Quanto a João Félix, lançado por si no Benfica, recorda que estava um passo à frente.
13427541
Um dos jovens que tem despertado muita atenção é Francisco Conceição. O que lhe parece?
-Só pelo cheirinho que já nos deu, demonstra uma qualidade muito grande. A irreverência, a forma de estar no jogo explica muita coisa. Aos 18 anos, enfrentar o adversário com aquele à vontade, é especial. Há ali qualquer coisa que desperta muita curiosidade. A forma como vai para cima dos adversários é algo que não é fácil de observar e indica um futuro muito bom.
"A forma como vai para cima dos adversários é algo que não é fácil de observar"
Características que também via em João Félix?
-O João era dos mais eficientes que eu vi com aquela idade. E isto significa fazer o que há a fazer sem perder energia. É fazer bem feito sem gastar muitas energias. Isto não é fácil num jovem jogador, pois gostam sempre de adornar, embelezar o pacote. A tomada de decisão dele era muito rápida. Enquanto os outros ainda estavam a pensar no que fazer, já ele estava a fazer. Estava um passo à frente na tomada de decisão.
Vieira referiu-se a si como o treinador do tetra. Sentiu-se honrado por continuarem a falar de si passados estes anos?
-Durante a minha estadia no Benfica houve uma mudança de paradigma, que foi entendida pelo presidente e por mim e uma ligação muito clara entre os dois. Depois houve aspetos muito positivos como a conquista de títulos, a venda de jogadores e tendo um retorno financeiro muito grande. Conseguiu-se o primeiro tetra e duas idas consecutivas aos "oitavos" e "quartos" da Liga dos Campeões. Nem tudo foi perfeito, mas é bom realçar o que foi bem feito. Estes objetivos foram propostos e alcançados. É um capítulo fechado para mim e, atualmente, são apenas análises e lembranças. Agora, há novas etapas.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2021/03/oj_rui_vitoria_sobre__20210307045909/mp4/oj_rui_vitoria_sobre__20210307045909.mp4