Ao eliminar o Zenit e continuar na prova, e no atual formato, o técnico das águias segue as pisadas do seu antecessor e do Special One, que alcançou este feito em 2003/04, fez ontem 12 anos
Corpo do artigo
O êxito alcançado ontem na Rússia permite o regresso do Benfica aos quartos de final da Liga dos Campeões quatro anos depois, mas é também um marco importante na carreira de Rui Vitória, dado que é o terceiro treinador português de um emblema luso a conseguir, na estreia nos oitavos de final, seguir em frente, desde que esta competição se disputa no atual formato, iniciado em 2003/04. E neste capítulo comparativo, o técnico dos encarnados iguala o registo de mais dois treinadores portugueses em iguais circunstâncias: Jorge Jesus e José Mourinho.
O primeiro a atingir este patamar foi precisamente José Mourinho que, aos comandos do FC Porto, não só se qualificou para os quartos de final - fez ontem 12 anos -, como ainda seguiu até à final e levantou o troféu, na vitória sobre o Mónaco, em 2003/04. E só em 2011/12 este registo teria repetição, quando Jorge Jesus conduziu o Benfica até aos quartos de final, onde caiu aos pés do Chelsea, com derrotas nos dois jogos - no segundo, em Londres, o técnico teve de adaptar o lateral-esquerdo Emerson e o trinco Javi García a centrais -, depois de eliminar, curiosamente, o mesmo Zenit, nos "oitavos".
Entre Mourinho e Vitória, com Jesus de permeio, outros técnicos tiveram essa oportunidade em vista, mas falharam. Aconteceu com José Couceiro (2004/05) e Jesualdo Ferreira (2006/07), ambos pelo FC Porto, Paulo Bento (2008/09), pelo Sporting, e Vítor Pereira (2012/13), de novo pelos dragões.
LER TODO O NOTICIÁRIO DO BENFICA NA EDIÇÃO E-PAPER