Hermes, Pedro Pereira, Rakip e Lisandro já tinham sido cedidos. O Benfica procura agora solução para Douglas.
Corpo do artigo
Em contagem decrescente para o fecho da janela de mercado na maioria das nações, o Benfica conseguiu colocação para mais dois jogadores, cujos nomes estavam na lista de dispensas de Rui Vitória. Há muito riscados pelo treinador encarnado, Filipe Augusto e Gabriel Barbosa deixam a Luz e dão sequência à limpeza de balneário em marcha.
Utilizado em 14 jogos, o último dos quais no fim de dezembro diante do Vitória de Setúbal para a Taça da Liga, o médio brasileiro (ver rodapé) foi emprestado ao Alanyaspor por 18 meses, sendo que a cedência não contempla opção de compra para o clube turco. Já Gabriel Barbosa deve assinar pelo Santos nas próximas horas. Benfica e Inter, que detém o passe do avançado brasileiro, chegaram a acordo e Gabigol tem carta branca para voltar ao Brasil, onde deverá rubricar novo contrato de empréstimo com o clube onde deu os primeiros passos no desporto-rei.
No entanto, caso não seja alcançado entendimento com o emblema da Vila Belmiro, Gabriel Barbosa tem indicações do Inter para voltar ao Benfica e cumprir o empréstimo até junho deste ano. Contratação falhada - chegou para o lugar de Mitroglou -, Gabigol só foi lançado por Rui Vitória em cinco ocasiões, tendo apontado apenas um golo que valeu o triunfo na terceira eliminatória da Taça de Portugal com o Olhanense (1-0).
Além dos dois brasileiros, o Benfica procura solução para outro atleta canarinho, cujo rendimento ficou aquém do esperado. Emprestado pelo Barcelona, que já recusou aceitar o jogador nesta janela de mercado, Douglas só alinhou em sete encontros e é outro dos elementos que não contam para Rui Vitória.
Refira-se que o desejado emagrecimento do plantel já foi alcançado de forma substancial num curto espaço de tempo. Cartas fora do baralho, os laterais Hermes (Cruzeiro), Pedro Pereira (Génova) e o médio Rakip (Crystal Palace) - contratado este mês e já emprestado por decisão técnica -, saíram, tal como o central Lisandro López, que rumou ao Inter. A redução, contudo, não ficará por aqui.
Douglas: contratado por empréstimo para o lugar de Nélson Semedo, Douglas é o concorrente direto de André Almeida, mas nunca conseguiu impor-se na luta pelo lugar de lateral-direito. Com apenas sete jogos, o Benfica já tentou devolvê-lo aos catalães que recusaram aceitá-lo. Mesmo com poucos minutos de jogo, Douglas prefere ficar na Luz.
Zivkovic: menos utilizado, pois Salvio e Cervi estão na dianteira para as posições de extremo, Zivkovic tem mercado e em ano de Mundial, a saída da Luz, a título de empréstimo, surge como uma boa solução para o internacional sérvio. A cumprir a segunda temporada no Benfica, o jogador de 21 anos é cobiçado pelo Sevilha.
Chrien: reforço para a presente temporada, também já foi utilizado por Rui Vitória. O médio eslovaco estreou-se com o Belenenses na terceira jornada e alinhou na Taça de Portugal com o Olhanense, mas tem evoluído essencialmente na equipa B, onde fez seis jogos. O Benfica tenta colocação para o jogador de 22 anos.
Willock: internacional pelas seleções jovens inglesas e visto como uma jovem promessa, Willock terminou contrato com o Arsenal na última época e teve o Benfica como destino. Chegou a integrar a pré-temporada e lançado em quatro jogos por Rui Vitória, mas depois foi relegado para a equipa B, onde tem alinhado. O empréstimo é solução.