O presidente do PSD não poupa críticas ao ministro da Administração interna
Corpo do artigo
O presidente do PSD acusou esta sexta-feira o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no parlamento", alegando que o relatório da PSP mostra que Eduardo Cabrita autorizou os festejos do final do campeonato de futebol.
"O PSD entende que face ao que o ministro Eduardo Cabrita relativamente aos festejos do Sporting em que sacode a sua própria responsabilidade, depois vem um relatório que mostra que ele próprio autorizou os festejos do fim do campeonato nacional nos exatos termos em que eles decorreram, portanto, ele é obviamente responsável por aquilo que aconteceu", apontou Rui Rio.
E acrescentou que, "a partir daí, ele [ministro]foge a dar qualquer explicação" e, neste sentido, "o PSD propôs que fosse à comissão parlamentar para esclarecer esta situação e a sua própria responsabilidade até porque, acima de tudo, mentiu aos portugueses e mentiu ao Parlamento".
Rui Rio explicava assim aos jornalistas, em Tábua, à margem da cerimónia de apresentação do candidato à câmara local, do distrito de Coimbra, o porquê do partido que preside ter recorrido a "uma figura regimental que obriga o ministro a ir à comissão" uma vez que "o PS bloqueou através do seu voto" a presença de Eduardo Cabrita.
"Aquilo que espero, e acontecerá seguramente quando ele lá for, é um esclarecimento das circunstâncias, porque face àquilo que sai no relatório da PSP, o ministro terá de dar as suas justificações. Pode dizer que o que está no relatório é mentira, não sei, mas isso tem de ser naturalmente esclarecido em sede parlamentar", justificou.