Rui Pedroto: "Se é verdade que o FC Porto deve muito a Pinto da Costa, é caso para perguntar o que ele deve ao FC Porto”
Filho de José Maria Pedroto acompanhou André Villas-Boas, candidato à presidência do FC Porto nas eleições agendadas para 27 de abril, este domingo na Afurada, juntamente com Angelino Ferreira, António Tavares e Fernando Freire de Sousa
Corpo do artigo
Porque é que decidiu acompanhar André Villas-Boas? "Não imaginam o gosto que é estar aqui. Sou amante da Afurada há muitos anos. A minha filha pratica remo. Eu vinha aqui levá-la e deleitava-me a passear entre a Afurada e a ponte Luis I. Tenho gosto especial, não só pelas vivências e pelo amor à terra, mas também porque é talvez o sítio do país onde o portismo se vive com mais intensidade. Há uma memória da minha adolescência: uma vez, nas Antas, estava uma tarja no Tribunal, que dizia 'Dragões ferozes da Afurada até os comemos'. Isso tem ressonância na nossa memória coletiva. Lembro-me disso, num tempo em que a rivalidade era mais sadia. Havia insultos, apupos, algumas picardias, mas não é o que se vê hoje. As claques parecem verdadeiras hordas bárbaras rodeadas por polícias e agentes de segurança. A candidatura do André corporiza a necessidade de devolver a alegria, a convivência, respeito e fair-play, valores supremos."
José Maria Pedroto: "Quando o meu pai treinou os juniores do FC Porto, os miúdos chegavam desnutridos. A primeira medida que o meu pai tomou foi arranjar condições nutricionais adequadas para que os miúdos pudessem praticar desporto."
Ninguém é dono do FC Porto: "Ninguém é dono do FC Porto. Um clube de associados não tem donos. Os donos do FC Porto são os sócios. Sem citar nomes, mas todos percebem: apoio esta candidatura porque é preciso operar a modernização do clube. Perante perda da competitividade, erosão financeira e perda de associativismo. Não é admissível que o FC Porto tenha perdido cerca de 17 mil sócios nos últimos anos e os rivais aumentem. Não se admite que um clube seja o mais titulado nos últimos 40 anos tenha 88 por cento dos associados em três distritos. A direção atual voltou completamente as costas à essência do FC Porto. Nas associações não há donos. Cada um tem os mesmos direitos e deveres. Nos últimos anos, o grande mérito de Sérgio Conceição ajudou a mascarar os maus atos de gestão e incompetência da Direção."
Transferências nos últimos seis anos e meio: "O FC Porto teve uma rentabilidade líquida muito inferior à dos rivais para o mesmo volume de vendas. Cada um que tire as suas conclusões. E para terminar: quantos de nós e de vós, quantos portistas pelo país, têm dificuldade em pagar as suas quotas? Há muita gente a viver em enormes dificuldades, com crises na habitação, na saúde, nas condições de vida. Quantas pessoas têm dificuldades para pagar a quota sem receber nada em troca. Quantas vezes é que foram atribuídos Dragões de Ouro ao portista anónimo? Quando recebi a minha roseta de 25 anos de sócio, tive de a pedir. Não só não me convidaram, como parece que o presidente anda a chamar as pessoas para as cerimónias pomposas quando sempre virou as costas aos associados e só se preocupou com os seus interesses."
Pinto da Costa: "Eu conheço o atual presidente do FC Porto há quase 50 anos. E se é verdade que o FC Porto lhe deve muito, é caso para perguntar o que é que ele deve ao FC Porto. Olhem para os últimos relatórios do FC Porto e vejam a forma principesca como os atuais administradores se têm feito pagar apesar da degradação financeira do clube."