Rui Jorge sobre Eduardo Quaresma: "A seleção não pode ser apenas para quando dá jeito"
Declarações de Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, sobre a dispensa de Eduardo Quaresma, central do Sporting, da equipa das quinas
Corpo do artigo
O que se passou com Eduardo Quaresma? "Tivemos uma reunião onde iríamos escolher os 23 que iriam para a estágio, ele estava num dos 26. E para uma fase final, porque eu sei o que é preciso na fase final, é preciso que todos os jogadores estejam a 100%. E eu, quando fiz a pergunta aos jogadores, o Quaresma disse que não se sentia com energia para poder ajudar a equipa a 100%. Nem sentia a motivação para ajudar a equipa. Quando assim é, haverá outro que está com essa energia e com essa motivação a 100% e que nos ajudará ou tentará ajudar. Mas isso para mim é uma questão inegociável em termos daquilo que é representar uma seleção. É a paixão que se tem que ter. A seleção não pode ser apenas para quando dá jeito para assinar um contrato ou para relançar a carreira nos próprios clubes. Mais uma vez, muitas vezes o que se diz não é o que se demonstra. Gosto de jogadores que demonstrem que efetivamente querem representar a seleção. É muito bonito dizer que querem representar, mas esse sonho tem de ser sempre. O motivo pelo qual não sente essa energia têm de perguntar ao Eduardo Quaresma. O que para mim é inegociável é que há valores que têm de estar presentes."
Preocupou com percurso de um jogador em particular? Precisava de ir à seleção de sub-21? "Se acreditar que o jogador é jogador para a nossa seleção principal sim. O Quaresma é um exemplo, estava sem jogar e continuava a vir, são jogadores que acreditamos que têm qualidade para isso."
Fábio Silva é uma perda grande, Quaresma pode entrar nesse lote? “Nem quero entrar na comparação, são situações completamente diferentes, um que falha porque não pode, e tentou mesmo, e o outro falha por opção. Quaresma é fantástico miúdo e jogador.”
Ele foi sincero? “Não esperava dele outra coisa.”
Podia ter peso? “Disse ao Quaresma no estágio anterior que podia ser importante se fosse o Quaresma com paixão que gosta de ali estar. Podia ser muito importante. É um ótimo jogador, tem grandes qualidades enquanto atleta. Gosto particularmente dele enquanto atleta também, há linhas que não se atravessam e essa é uma delas.”