Rui Duarte: "Não estou preocupado se o Banza vai fazer golo, por mim pode ser o Matheus"
Declarações do treinador Rui Duarte na antevisão do V. Guimarães-Braga, da 33ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Como enfrenta o Braga este desafio na casa do grande rival?
É um jogo para homens, temos de estar unidos. Tem de haver espírito de grupo grande, espírito de equipa muito forte. Sabemos que o Vitória tem boa equipa, muito bem orientada e está a fazer excelente campeonato. Temos as nossas convicções, ideias, vai ser difícil mas vamos lutar para ganhar amanhã. Com toda a força, energia e união.
Sobra tempo a duas jornadas do fim para melhorar a ação defensiva da equipa?
Hã sempre aspetos a trabalhar, mas não nos focamos nisso. Se queremos ganhar temos de apostar mais no processo ofensivo. Há sempre um dia da semana para o processo defensivo, encaixando depois outras coisas que embatem na estratégia e plano de jogo. Penso que a defesa nunca foi descurada mas são factos. A equipa tem sofrido muitos mas também marca muito, tem dado a volta muitas vezes, e isso é um bom indicador. Claro que ao planearmos o jogo, o fazemos para não sofrer golos e marcar, pelo menos, um. A equipa está com bom ânimo, acredita muito, vamos lutar até ao fim. É um jogo fundamental para continuarmos a sonhar.
Pensa na gestão de jogadores à bica para o jogo com o FC Porto: Moutinho, Zalazar e Vítor Carvalho?
Não pensamos no jogo a seguir, temos de ir com tudo, não há gestão, todos contam. Quando se parte para um jogo destes não se pensa no próximo, não vai dar certo. Estamos convictos do que podemos fazer com a nossa organização, o nosso plano de jogo e a nossa união. Vamos com tudo para ganhar, não se pode pensar em tirar este ou aquele em função do resultado. Estamos num jogo que vai dar muito trabalho, temos de ter o espírito certo. O Braga não ganhar há duas épocas em Guimarães não é normal. Estamos mentalizados para mudar isso, humildemente digo, vamos a Guimarães para sair de lá com os três pontos.
A seca de Banza preocupa-o? E, se por outro lado, Abel Ruiz está aí para evitar problemas?
Não estou preocupado se o Banza vai fazer golo, por mim pode ser o Matheus, o Tiago ou Lucas. Quero que a equipa ganhe, são fases que os jogadores passam. Temos 51 jogos, quase 11 meses, isto tudo tem consequências. Há fases mais positivas, outras menos positivas. O que me deixa contente é que quem entra tem acrescentado. Isso é muito positivo para qualquer treinador. Não vejo que a falta de golos do Banza esteja relacionada com a minha chegada. Pode ter deixado de ter alguma situação mais específica no treino que antes fazia, mais propícia a ele, que desconheço. O importante é que a equipa se consegue superar, vai buscar lá dentro, individual e coletivamente as forças que precisa. Temos dado boa resposta e é preciso ver que no último jogo estavam com menos um nos últimos minutos